São Bento do Sul pode ganhar mais um parque ecológico, a exemplo do existente na Avenida dos Imigrantes. O Samae pretende disponibilizar o chamado Ecoparque 2 em uma área própria nas proximidades da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do bairro Cruzeiro (no antigo Campo do Remo).
Em um primeiro momento, a autarquia vai contratar a empresa responsável pelo fornecimento dos projetos arquitetônico e civil para a instalação. Para tanto, foi aberta concorrência pública marcada para a manhã do dia 10 de outubro.
Conforme as regras do edital de licitação, os projetos em 3D, com visão geral do parque, deverão ser apresentados obrigatoriamente levando em consideração que não será feita qualquer supressão de vegetação no local.
Os itens que devem ser contemplados são os seguintes: estacionamento, portão de entrada, quadra de basquete 3 x 3, quadra de vôlei de areia, quadra de futebol de areia e playground (com escorregador, balança, casinha, túnel e trilha suspensa).
Também: pista de street skate, academia ao ar livre, pista de mountain bike, ponte pênsil (para interligação dos espaços sobre o rio São Bento, que passa nas proximidades), cobertura com placas de energia solar para o campo de futebol society (inaugurado recentemente no mesmo local), pontos de água e bebedouros em toda a área, chafariz com captação do próprio rio, trilha ecológica, quiosque, concha acústica com no mínimo 60 lugares (para apresentações artísticas), vestiários, banheiros, espaço para pets, ecopontos e lixeiras.
Educação ambiental
Conforme o presidente do Samae, Osvalcir Peters, a implantação do Ecoparque segue as ações inerentes à autarquia, tais como a educação ambiental. Nesse sentido, lembra ele, o referido espaço poderá ser utilizado pela população em prol da conscientização sobre a importância da preservação do meio ambiente, especialmente com relação à água, ao esgoto e ao lixo, sob responsabilidade do órgão municipal.
“Serão implantados espaços para a prática de atividades esportivas, recreativas e culturais que viabilizem o acesso a tais atividades para um grande número de munícipes”, ressalta Peters, lembrando que o Cruzeiro é um dos maiores bairros são-bentenses.
Prazo
As empresas interessadas em fornecer dos projetos devem apresentar propostas e documentos até às 8h30 do dia 10 de outubro. O valor máximo estabelecido pelo edital é R$ 40,2 mil. Informações adicionais podem ser obtidas em samaesbs.sc.gov.br/licitacoes.
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕