A Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV) do Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC) dá prosseguimento às ações de valorização da vida na campanha “ReprogrAme-se”, alusiva ao Setembro Amarelo.
Nesta semana, a equipe promoveu atividades de conscientização e prevenção com magistrados, servidores, estagiários, estagiários, residentes, comissionados, militares e terceirizados das comarcas de Lages e Curitibanos, na Serra.
Nas rodas de conversa foi possível falar abertamente sobre sofrimento, saúde mental e suicídio. Uma oportunidade de esclarecimento sobre os riscos e como ajudar pessoas que se encontram nestas situações.
Além disso, como forma de prevenção e promoção da saúde, foram feitas aferições de pressão arterial, glicemia capilar, auriculoterapia e bioimpedância. Depois de passar por esses exames, o médico avalia os resultados e faz orientações individuais para cada participante.
Servidora da Divisão de Atenção à Saúde da DSQV, Caroline Junckes da Silva Chaves diz que cuidar da saúde é fundamental em todos os momentos da vida. Neste mês, em especial, a atenção está voltada à saúde mental e emocional.
“Trouxemos essas atividades para fazer o servidor lembrar de parar um pouquinho, dar uma pausa, se reprogramar para poder cuidar da saúde. Ela é o nosso bem mais precioso. Sem saúde a gente não trabalha, não cuida dos outros, da família e nem de si. É preciso parar para cuidar de si”, frisa.
A servidora Cassia Becker Brandt foi uma das participantes na comarca de Lages. Ela elogiou a iniciativa. “Foi excelente. A gente tem o costume de sentar, trabalhar e não pensa na saúde. Tiramos um momento para relaxar e fazer uma avaliação. É preciso se cuidar, de fato”, pontua.
O colega Ildemar José da Costa foi o primeiro a chegar para aproveitar a programação proposta. “Precisamos cuidar do emocional, físico e mental. Acredito que a prevenção é tudo. Você sabe o que está acontecendo e, se você tiver alguma coisa, pode buscar ajuda. Isso é bastante importante”.
Outras comarcas interessadas em receber tais eventos temáticos podem entrar em contato com a DSQV. A diretoria disponibiliza protocolo adequado de prevenção ao suicídio no site. Quem quiser saber mais sobre o assunto basta acessar a 27ª edição do podcast Conexão Justiça, do PJSC.
O judiciário também oferece assistência emocional – de forma remota ou presencial – para magistradas e magistrados, servidoras e servidores do Poder Judiciário de Santa Catarina com o programa Acolhe. O atendimento é sigiloso e individual.
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕