A Associação Protetora de Animais de São Bento do Sul (APA) atua em prol da causa animal desde 2007. Ao longo dos anos, realizou diversos trabalhos atendendo animais em situação de maus-tratos, abandono e enfermidades, e também incentivou a adoção. Atualmente, a Associação tem apenas oito voluntários que, em conjunto, cuidam dos animais com amor e dedicação.
Segundo a presidente da APA, Mariane Oribka, o objetivo da Associação agora é atrair mais voluntários, visto a dificuldade em atender todas as demandas na cidade.
“Buscamos mais pessoas para ajudar. Assim, conseguimos ser mais ágeis nos atendimentos e nos eventos de arrecadação de verbas. A APA tem um papel fundamental no município, pois, em média, são mais de 80 resgates mensais que necessitam da ajuda humana. Vale ressaltar que, após o resgate, oferecemos todo o suporte necessário aos animais antes de disponibilizá-los para adoção”, afirmou Mariane.
A associação tem mais de 20 cachorros esperando um novo lar. Eles permanecem em lares temporários ou clínicas até a adoção. De acordo com Luciano Jollembeck, um dos voluntários, todos são castrados e estão saudáveis.
“O interessado em adotar responde a um questionário para avaliar se tem condições de cuidar do pet e assina um Termo de Responsabilidade. O novo tutor não pode manter o animal preso ou acorrentado. Após a adoção, fazemos visitas surpresas ao lar para verificar a situação do animal. Se o cuidado não estiver adequado, o pet retorna à APA”, esclareceu.
Toda ajuda é bem-vinda
Enquanto os cachorros aguardam adoção, os custos com cuidados, como atendimentos veterinários e despesas com canil e ração, são elevados. Por isso, a APA oferece o “Pix Solidário”, permitindo que todos façam doações através do CNPJ: 09152206000101.
Outra maneira de ajudar é doando ração nos pontos de coleta disponibilizados pela APA, localizados na Agropecuária Tureck, Bom Pet, Agropecuária Boehmerwald, entre outros. Estes pontos podem ser conferidos nas redes sociais da Associação, como no Instagram: @apa.sbs ou pelo WhatsApp: (47) 99922-2692. Nessas redes, você encontra todos os animais disponíveis para adoção, esclarece dúvidas e se oferece como voluntário.
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕