Segunda-feira, 21 de abril de 2025

Valentina Maia está na etapa nacional do Oratória nas Escolas

• Atualizado 1 anos atrás.

A JCI de São Bento do Sul foi destaque na etapa regional do Oratória nas Escolas, que foi realizada na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), na semana passada.

Valentina Maia encantou os jurados e garantiu a segunda colocação e uma vaga para a fase nacional, prevista para acontecer entre os dias 12 e 14 de outubro, em Tapejara, no Rio Grande do Sul. Lá, a estudante do Colégio Univille irá se unir a mais seis alunos, provenientes de diversas regiões do Sul do Brasil.

Valentina ficou muito animada com o resultado alcançado em Florianópolis. “A cada etapa fica mais difícil e mais concorrido. Eu tinha estudado muito o meu discurso e, como prometido, fiz o meu melhor”, cita.

Agora, ela está totalmente focada na fase nacional. Tanto é que assim que chegou em casa, a são-bentense fez algumas alterações em seu texto e triplicou o tempo de treino diário. “Espero ganhar, mas, ao mesmo tempo, sei que é bem concorrido. Farei o meu melhor e se Deus quiser tudo dará certo”, diz, confiante.

Esse foi o primeiro concurso disputado pela jovem. Ela ainda não sabe como será depois do Oratória, porém, garante que o projeto transformou a sua vida. “Essa competição me mudou por inteira. A evolução da minha fala, da minha postura no palco, da entonação da minha voz”, afirma.

O presidente da JCI, Luis Carlos Neneve, também está entusiasmado com o caminho percorrido por Valentina.

“Ela estava muito comprometida com o concurso, desde o início do projeto. Já na primeira apresentação da sua oratória (semifinal), ficou evidente que tinha se esforçado. E quando venceu o municipal, a JCI teve oportunidade de conhecer a sua família e ficamos encantados com o apoio e encorajamento que lhes dão”, ressalta.

Ele conta que os companheiros de entidade ficam emocionados cada vez que a estudante sobe ao palco. “Ela adquiriu uma consistência admirável. Sua naturalidade nos espanta. Estamos todos muito honrados de tê-la como representante”, declara.

O concurso
A edição local do Oratória nas Escolas alcançou cerca de 300 alunos por meio de um treinamento realizado em maio. Ao longo do projeto, a JCI ainda conseguiu disponibilizar 1,8 mil horas de capacitação, envolver 50 profissionais da educação e estimular a criação de mais de 200 textos sobre o tema proposto, segundo a companheira, Marcia Gracietti Uba Chupel.

Já em junho foram realizadas as semifinais com as 15 instituições de ensino que aderiram ao projeto. No dia 13 de julho, por fim, aconteceu a grande final que consagrou Valentina como a campeã, representando o Colégio da Univille. Breno Arthur de Mello, do Colégio Global, ficou com a segunda colocação e Gabriela Barbato, da Lúcia Tschoeke, com a terceira posição.

  • YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.

Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕

Últimas notícias

Dom João 2
Papa 2
Papa
Mega Sena site
Morte moto site

Mais lidas

corpo-27498
visita-tecnica-havan-2-27563
tumulto-na-camara-27492
forum-da-comarca-27578
magda-elizabeth-27501

Notícias relacionadas