Foram conhecidos na noite de quarta-feira os alunos dos ensinos fundamental e médio, das escolas da rede pública e privada, vencedores do Programa Jovem Autor, da Escola do Legislativo, da Câmara de Vereadores de Rio Negrinho. No concurso – de redação e desenho – os estudantes desenvolveram hábitos de leitura, de reflexão crítica, de escrita ou desenho como formas de expressão e formação da consciência cidadã.
Estiveram em disputa as categorias Desenho, Carta, Poema, Crônica e Artigo de Opinião. O presidente da Câmara de Vereadores, Cássio Alves, o Cassinho (PSD), parabenizou famílias, professores e diretores por incentivarem as crianças e jovens na participação do concurso.
Os primeiros colocados receberam uma bolsa de estudos de R$ 1 mil; os segundos de cada categoria foram contemplados com um passeio de Maria Fumaça; e os terceiros colocados ganharam um Café Colonial na Estância.
A vereadora Alessandra Cristofolini (UB) frisou que o momento é muito especial para alunos, professores e famílias e que a participação de cada envolvido no processo é fundamental.
“Os diretores abrem as portas das escolas para o Legislativo, os professores fazem toda a diferença instigando os alunos, e as famílias são o alicerce de tudo. A Escola do Legislativo não caminha sozinha, precisa de parceiros, por isso agradeço também a equipe técnica que avaliou trabalhos. De mãos dadas, podemos construir um mundo melhor para nossos filhos”, afirmoy.
O vereador Nilson Sebastião Barbosa, o Nilson da Picoli (PSDB), enfatizou que o projeto valoriza a cultura e educação do município e que o sucesso da iniciativa só foi possível graças ao envolvimento de todos.
O prefeito Caio Treml destacou que o concurso foi muito acirrado, mas que funcionou como um incentivo aos alunos a buscarem o tempo perdido, referindo-se ao período em que estes tiveram mudanças em suas rotinas devido à pandemia. “A educação é o melhor caminho para todos”, discursou.
A secretária de Educação, Sandra Brambilla Hacke, destacou que o projeto enaltece os talentos do município de toda rede de ensino, seja pública ou particular. Ela também lembrou que o tema desta edição – Animais de Estimação como parte da Família – é um assunto que necessita ser muito discutido.
“Cada um tem um animal de estimação, e o projeto leva os jovens a pensar também sobre animais. O projeto não só incentivou a desenhar e escrever, mas também incentivou a leitura, que é a base para uma boa escrita e discernimento”, citou.
Os vencedores
Categoria Desenho
1º Joana Laura Rosa Braga / EMEB Menino Jesus
2º Isabelly Quadro Antunes / EMEB Menino Jesus
3º Guilherme Iluir da Rocha / EMEB Prefeito Henrique Liebl
Categoria Carta
1º Ana Paula Luiza Pscheidt / EMEB Menino Jesus
2º Esdras Luiz da Silva / EMEB Pioneiro Marcelino Stoeberl
3º Kailú Frare do Amaral / Colégio Caminho do Saber
Categoria Poema
1º Marcella Poletto / Colégio Cenecista São José
2º Yasmin telma / Colégio Cenecista São José
3º Raquel Helena Tavares / EMEB Prefeito Frederico Lampe
Categoria Crônica
1º Joseana Aparecida Kolhbeck Neuburger / EEB Luiz Bernardo Olsen
2º Antônia Luisa Padilha Costa / Colégio Caminho do Saber
3º Larissa Veres / EMEB Professor Quiliano Martins
Categoria Artigo de Opinião
1º Gabriella de Domenico Valle / Colégio Caminho do Saber
2º Franciele Aparecida Schroeder / EEB Luiz Bernardo Olsen
3º Emili Larissa Saleski / EEB Luiz Bernardo Olsen
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕