Vale-transporte na cor laranja vai perder a validade em São Bento do Sul

Por:

• Atualizado 2 anos atrás.

Assim como ocorreu no ano passado, os vales-transportes na cor laranja, emitidos antes da redução no preço da passagem de ônibus, perderão a validade no dia 28 de fevereiro em São Bento do Sul. Por conta disso, os passes vendidos a partir de 31 de dezembro de 2022 estão sendo emitidos na cor roxa. Desde esta data, a passagem custa R$ 5,75 na cidade.

Conforme a Coletivos Rainha, a decisão se baseia na Lei Federal nº 7.418, de 16 de dezembro de 1985. Vale destacar que a validade se aplica aos passes na cor laranja, distribuídos por empresas aos funcionários e adquiridos por meio do Programa Alimentação do Trabalhador (PAT). Todos os demais passes, como os adquiridos diretamente nos guichês, os de estudantes, idosos e demais usuários não estão sujeitos à validade.

De acordo com a empresa, serão trocados apenas os estoques com nota fiscal de venda emitida a partir de 1º de dezembro de 2022, desde que atendam às seguintes condições: os blocos/cartelas devem estar fechados e possuir numeração sequencial; além disso, eles devem constar nas notas fiscais emitidas em nome do cliente. A troca será realizada após o dia 6 de março, na própria empresa.

A Coletivos Rainha ressalta que dúvidas, informações e reclamações podem ser registradas junto ao SAC da empresa, por meio do número 3631-4401, e que todas elas são analisadas pela gerência e respondidas.

Venda informal
Na tentativa de incrementar o orçamento, muitos trabalhadores recorrem à venda informal de seus benefícios, como o vale-transporte. As vendas são divulgadas principalmente nas redes sociais, em grupos do Facebook, com preços muito abaixo do praticado no guichê. O tema já foi abordado anteriormente em A Gazeta. Esse tipo de conduta, quando descoberta, pode configurar a suspensão do vale e até mesmo demissão do funcionário por justa causa.

É interessante lembrar que os passes são repassados às empresas pelo mesmo valor, isto é, aqui em São Bento por R$ 5,75, cada. Compras em grandes quantidades, portanto, não garantem desconto e, desta forma, empresas que adquirem os passes para repassar aos funcionários acabam muitas vezes sendo prejudicadas. Agora, a prática irregular será a única prejudicada com a validade dos passes.

  • YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.

Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕

Últimas notícias

Menina com o cabelo preso em trança, usando regata azul, e short jeans e óculos andando a cavalo com ajuda de adulto
Ilustração do signo de Áries, em fundo roxo, com símbolo formado por linhas curvas que lembram chifres voltados para fora
Notas de falecimento (site) (1)
interdicao-casas-repouso-sc-1-944x531
WhatsApp Image 2025-07-04 at 19.51

Mais lidas

Notas de falecimento (site) (3)
Notas de falecimento (site) (6)
WhatsApp Image 2025-07-02 at 18.16
WhatsApp-Image-2025-06-30-at-19.56
WhatsApp Image 2025-06-30 at 19.56

Notícias relacionadas