Muitos ajustes ainda precisam ser feitos no mirante do Parque 23 de Setembro. Nos próximos dias, a empreiteira responsável pela obra vai investir no acabamento, acessibilidade, iluminação e no paisagismo entorno da estrutura. Por conta disso, a Prefeitura não tem previsão de entregar o espaço à comunidade.
Segundo o chefe de Divisão de Turismo, Rafael Muhlbauer, vai ser colocada uma rede de proteção para garantir a segurança dos visitantes. Além disso, está prevista a construção de um calçamento e de um estacionamento para carros, inclusive, com vagas especiais. “A ideia também é fazer uma pequena praça, com a disposição de bancos. Todas as interferências, no entanto, dependem da previsão do tempo para serem concluídas”, conta.
Para o departamento, o atrativo vai ampliar as opções de turismo do município. “Nos baseamos no mirante de Joinville. Quem visita o parque, vai querer conhecer o mirante. Trata-se de um ponto de rápida passagem para contemplar a vista e tirar fotos. A população são-bentense, da mesma forma, vai apreciar”, alega.
Acesso proibido
Por enquanto, o acesso ao atrativo está proibido devido à ausência de alguns mecanismos de segurança. No início do ano, a empresa tinha fechado o espaço com tapumes, mas alguns curiosos deram um jeito de entrar. Conforme Rafael, para interditar a área novamente, outras barreiras foram colocadas na entrada.
Investimento
A construção do mirante foi determinada na gestão anterior, comandada por Magno Bollmann. O valor do investimento é de R$ 424.001,85, sendo grande parte dessa quantia proveniente do Ministério do Turismo.
As obras foram iniciadas em 2014 e a intenção era concluí-las até o fim daquele ano. Na época, a Prefeitura alegou que muitos fatores influenciaram o prazo para a finalização do atrativo, como a instalação de uma nova adutora da rede de água tratada do município, que passa no mesmo local.
O mirante tem aproximadamente 40 metros de comprimento e vai contar com três pontos de observação. A proposta é disponibilizar aos são-bentenses e aos turistas uma visão privilegiada da área central, porém, o cenário não contempla a Igreja Matriz Puríssimo Coração de Maria, importante atrativo turístico da cidade.