A Unidade de Zoonoses e Controle da População Animal de São Bento do Sul (UZC), vinculada à Vigilância Sanitária, dá sequência ao seu projeto de castração de animais de pequeno porte, em especial cães e gatos. Os procedimentos são gratuitos e, no momento, há fila de espera. As cirurgias iniciaram em agosto de 2015 e já foram feitas pouco mais de cem. Conforme a legislação, o programa tem como foco as famílias de baixa renda, com até três salários mínimos.
São passadas diversas orientações aos proprietários interessados, geralmente por meio de palestras. São abordados temas como posse responsável, zoonoses (doenças que os animais podem transmitir ao ser humano) e cuidados pré e pós-operatórios.
A palestra educativa é uma etapa do processo de controle populacional animal. As pessoas que se cadastram para a castração são convidadas a participar do evento. No último encontro, semana passada, foram 53 participantes.
Cadastro
Quem quiser que seu bicho seja beneficiado com o programa municipal de castrações – o qual é executado gratuitamente – deve preencher um cadastro e se enquadrar no que pede a legislação. Os formulários estão disponíveis no próprio Centro de Vigilância à Saúde (no bairro Progresso), na Prefeitura e na Secretaria de Agricultura (localizada no trevo de acesso ao bairro Mato Preto). Mais informações: 3635-2228.
Mais detalhes do procedimento, bem como a introdução de um chip de identificação nos animais, estão na edição impressa desta quarta-feira (16).