Segunda-feira, 21 de abril de 2025

Campanha de vacinação para manter a gripe bem longe

• Atualizado 11 anos atrás.

O casal de aposentados Ingoberto Keiser e Anita Keiser aproveitou o primeiro dia da campanha nacional da vacinação contra a gripe para se imunizar. Ontem, logo pela manhã, eles compareceram ao posto central de São Bento do Sul e tomaram sua dose de forma gratuita. “É importante, todo mundo deve se imunizar, é uma prevenção”, lembrou Ingoberto, destacando que toma a injeção todos os anos, para evitar uma possível gripe.

Áreas rurais

Durante a campanha, que segue até o dia 9 de maio, equipe da Secretaria de Saúde de São Bento do Sul realiza, na quinta e sexta-feira, vacinação na área rural do município. Na programação estão previstas visitas nas comunidades de Rio Natal, Rio Mandioca, Estrada dos Bugres, Sertãozinho, Ponte dos Vieiras, Cruzeiro (Escola Garibaldina Fuginaga) e Campo Lençol. “Os horários e locais estão divulgados em cartazes fixados nos postos. Ainda, equipes de cada unidade estão agendando a vacina para pacientes com 60 anos e mais, que estejam acamados, para realizar a vacina em suas residências”, conta o secretário de Saúde, Deodato Raul Hruschka.
Além das unidades de Saúde, também ocorre a vacinação em alguns pontos específicos como os Centros Sociais, Centro Comunitários, Igrejas, entre outros. “É importante que os pais e responsáveis lembrem de apresentar a Carteirinha de Vacinação quando levarem seus filhos para receberem a vacina”, orienta o secretário.

Mobilização nacional

No sábado, será realizada uma campanha especial de vacinação em todo o Brasil, com os postos de saúde dos municípios funcionando das 7h30 até as 17h30, sem fechar ao meio-dia.

Prevenção

Segundo dados apontados pelo Ministério da Saúde, a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da gripe. A injeção protege contra os três subtipos do vírus da influenza determinados pela Organização Mundial da Saúde para 2014, o A/H1N1; A/H3N2 e influenza B. Para Santa Catarina, foram enviados aproximadamente 1,9 milhões de doses da vacina, e o público-alvo é de mais de 1,7 milhões de pessoas. A vacina é contraindicada para pessoas com histórico de reação anafilática prévia em doses anteriores ou para aqueles que tenham alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados.
A enfermeira coordenadora da unidade central de saúde de São Bento do Sul, Juliane Catherine Harms, destaca que todas as pessoas que fazem parte do chamado grupo de risco devem fazer a vacina, independente de terem feito no passado. “Anualmente deve-se tomar, o vírus é mutável, e a vacina todo ano é diferente”, frisa, lembrando ainda que basta comparecer ao posto de saúde central – entre as 7h e 17h30 – ou às unidades dos bairros com um documento e a carteira de vacina em mão para receber a injeção.

Quem também aproveitou o primeiro dia da campanha foi Apolônia Lobl, de 68 anos de idade. Ela era uma das pessoas que aguardava na unidade de Saúde do 1º de Maio, para tomar a vacina. “Tomo a vacina desde que completei 60 anos. Tinha muita gripe e eram fortes. Agora, só ameaça e logo vai embora”, conta a senhora.

Enquanto buscava seus remédios na unidade do 1º de Maio, Maria Filomena Luiz, de 79 anos, foi convidada pelas enfermeiras para tomar a vacina contra a gripe. A senhora, que estava acompanhada pela filha, Dirce Souza, não perdeu tempo e aproveitou. “É só uma picadinha que nos protege o ano todo”, sorri.

Grupos de risco

Ingoberto e a esposa Anita, assim como Apolônia e Maria Filomena, têm mais de 60 anos e integram os chamados grupos de risco definidos pelo governo federal, que receberão a vacinação contra a gripe. Ao todo, estima-se que 50 milhões de pessoas serão imunizadas. Há um acréscimo pois houve o aumento da idade limite das crianças, que passa a ser de seis meses a cinco anos, diferente das edições anteriores, quando era apenas até o segundo ano de vida.

Além das crianças de até cinco anos, deverão procurar o posto de saúde para se vacinar pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores da área de saúde, povos indígenas, gestantes, mães de até 45 dias após o parto, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais.

 

Número de vacinas programadas por município

Em São Bento do Sul, 17.073 pessoas fazem parte do grupo de pessoas que devem comparecer a um posto de saúde para receber a vacina. Já em Campo Alegre, a população alvo da campanha é de 3.403, enquanto, em Rio Negrinho, este número chega a 9.078 pessoas. A secretária de Saúde de Campo Alegre, Caroline Telma, espera que todos tomem a vacina para se prevenir da gripe. “Até pelo clima de frio da região, é bem importante que todos compareçam para evitar um resfriado neste inverno”, lembra.

São Bento do Sul
Crianças de seis meses até menos de cinco anos: 4.973
Trabalhadores de saúde: 939
Gestantes: 903
Mães de até 45 dias pós-parto: 148
Idosos: 6.498
Doenças crônicas: 3.612
Total: 17.073

Rio Negrinho
Crianças de seis meses até menos de cinco anos: 4.541
Trabalhadores de saúde: 366
Gestantes: 425
Mães de até 45 dias pós-parto: 70
Idosos: 3521
Doenças crônicas: 2.001
Total: 9.078

Campo Alegre
Crianças de seis meses até menos de cinco anos: 731
Trabalhadores de saúde: 116
Gestantes:119
Mães de até 45 dias pós-parto: 19
Idosos: 1.420
Doenças crônicas: 998
Total: 3.403

Últimas notícias

Mega Sena site
Morte moto site
35cfa28e-18fa-423c-adae-e636d6a2fd06
Morte moto site
WhatsApp Image 2025-04-17 at 16.18

Mais lidas

corpo-27498
visita-tecnica-havan-2-27563
tumulto-na-camara-27492
forum-da-comarca-27578
magda-elizabeth-27501

Notícias relacionadas