A Secretaria de Educação criou um cadastro único, para dar mais tranquilidade aos pais que desejam deixar seus filhos nos Centros de Educação Infantil do Município. Agora, o cadastro é realizado direto na sede da secretaria, que possui o controle das vagas. Desta forma, os pais não precisam mais percorrer várias unidades para realizar o cadastramento.
Como proceder?
Agora os pais não precisam mais ir às creches da cidade. Podem ir diretamente à Secretaria de Educação, que funciona no Centro Administrativo Leopoldo Zschoerper, no Centro. Lá é feito o cadastro e na hora é possível saber se existe disponibilidade de vaga em alguma das unidades.
Em um único local, eles realizam o cadastro e são informados das opções de vagas para seus filhos. “Com a inovação do cadastro único, favorecemos as pessoas que mais necessitam de vaga. A preferência é pela menor renda. Foi-se o tempo do apadrinhamento. Nosso objetivo é dar transparência às ações da Prefeitura e comodidade aos pais”, disse o prefeito, Fernando Tureck (PMDB).
Ao todo, a secretaria atende 1939 crianças de 0 a 3 anos, sendo realizado o cadastro de 30 crianças ao mês. “Antes os pais perdiam muito tempo se cadastrando em cinco ou seis unidades para conseguir vaga. Agora eles vêm apenas na secretaria e damos as opções. Muitos pais estão elogiando esse sistema, pois estão sendo beneficiados”, avalia a secretária Alcione Hinke.
Avaliação
Os critérios avaliados levam em conta uma resolução do Conselho Municipal de Educação, de 2011, e uma nova resolução, de março de 2014, as quais afirmam que as matrículas para a Educação Infantil, em período integral, são para pais ou responsáveis legais que estejam realizando atividade remunerada; sendo que, para a efetivação da matrícula, será priorizada a renda familiar per capita da menor para a maior.
Cadastro
O cadastro é atualizado diariamente, e a Secretária de Educação pretende agilizar ainda mais o processo de vagas, já que vai inaugurar o CEIM Silvio Ivens Grossl (Alpestre), ampliar o CEIM Algodão Doce (Serra Alta) e criar um berçário (Centro). “A média anual de crianças que nascem na cidade é de 1182. Hoje temos uma pequena fila de espera, mas, com os novos locais e com a agilidade do cadastro único, a situação irá melhorar”, finaliza Alcione.