Segunda-feira, 21 de abril de 2025

Chuva intensa provoca interdições e risco de novos estragos na região

Deslizamentos e alagamentos também foram registrados na região

• Atualizado 18 dias atrás.

As chuvas que caíram na cidade desde sexta-feira (6) fizeram com que o rio Negrinho atingisse no meio da tarde deste domingo (8) o nível de 3,60 metros, fazendo com que algumas vias precisassem ser interditadas. Segundo a Defesa Civil, por volta das 19 horas, o rio chegou a recuar 2 centímetros e permaneceu, desta forma, com 3,58 metros.

Esta medição corresponde ao nível de alerta, e fez com as ruas Marechal Floriano Peixoto e Otto Dettmer, ambas nas proximidades da Ponte do Gibaco, no Centro, ficassem parcialmente interditadas.

Como a previsão do tempo ainda indica tempo chuvoso na região nos próximos dias, já foi possível ver, no início da noite deste domingo (8), alguns caminhões estacionados próximos de estabelecimentos localizados perto do rio Negrinho para os casos de eventuais necessidades de remoção de itens.

A Defesa Civil alerta para que os munícipes que residam em regiões alagáveis fiquem em alerta. Em caso de emergência, a Defesa Civil deve ser acionada pelo número 199. O outro telefone de contato é 193 do Corpo de Bombeiros.

Ocorrência em São Bento
O fim de semana foi de bastante chuva também em São Bento, conforme havia sido previsto pela Epagri/Ciram. As estações marcaram 87,2mm até às 18 horas de domingo (8). Em virtude da forte chuva, a Prefeitura atendeu ocorrências com equipes da Defesa Civil, Secretaria de Obras e outros órgãos de proteção.

Na tarde de sábado (7), uma árvore precisou ser retirada da Rua Francisco Kobs, lateral da Estrada Schramm (foto abaixo). A via foi desobstruída por equipes da Celesc e da Prefeitura.

Foram diversos chamados por conta de alagamentos, deslizamentos, erosões de terra e outras situações de risco para a comunidade. Alagamento e deslizamento ocorreram no bairro Serra Alta (foto abaixo), que está sendo a região mais atingida do município, nas ruas Alcebíades Dias e Mathias Nossol, e na Vila Schwartz.

Entre rios e pontes em estado de alerta, estiveram nos bairros Progresso (Ruas Tijucas e Reinaldo Groth), na 25 de Julho (Rua Raulino Scharf), no Centro (Rua Eduardo Trinks) e no Colonial (Rua Luiz Hilgenstieler).

Tempo
Conforme boletim divulgado pela Defesa Civil estadual na manhã desta segunda-feira (9), a chuva diminui em parte do estado. A frente estacionária, somada à influência da área de baixa pressão, segue mantendo maior cobertura de nuvens e condição para chuva pontualmente intensa, especialmente na região de São Bento do Sul, onde os acumulados de chuva tendem a ser mais altos. 

O risco permanece moderado a alto para ocorrências associadas à alagamentos, enxurradas e deslizamentos. Em caso de necessidade, o cidadão pode contatar a Defesa Civil pelo 199 ou pelo WhatsApp (47) 99112-9666, ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.


  • YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.

Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕

Últimas notícias

Dom João 2
Papa 2
Papa
Mega Sena site
Morte moto site

Mais lidas

corpo-27498
visita-tecnica-havan-2-27563
tumulto-na-camara-27492
forum-da-comarca-27578
magda-elizabeth-27501

Notícias relacionadas