A pequena Emilly, de apenas três anos, alcançou o cume do Pico Paraná, o ponto mais alto do sul do Brasil, em uma jornada surpreendente ao lado dos pais e outros moradores de São Bento do Sul e também de Campo Alegre. O PP, como a montanha é popularmente conhecida, fica a 1.877 metros. A mãe, Jaqueline Rank, levou a filha em uma mochila especial para transporte de bebês nesse tipo de atividade. “O Pico Paraná é uma trilha bem técnica e difícil”, comenta, explicando que já conhecia o local, mas, nas ocasiões passadas, a aventura foi sem muito peso. “Dessa vez foi bem mais desafiador”, diz.
Como se não bastasse a mochila cargueira, o peso da criança – cerca de 12 kg – também contou, obviamente. Mas, claro, o que mais contou foram as obrigatórias medidas de segurança e responsabilidade com a participação de Emilly na aventura, especialmente nos pontos mais críticos e perigosos. “Foi uma satisfação proporcionar a ela essa convivência com a natureza”, declara Jaqueline, agradecendo pelo apoio fundamental do marido Cristian Adriano Reichow e dos demais participantes.
Bastante experiente, Cristian Reichow confessa que o casal cultivava há algum tempo o desejo de levar a filha para o PP – a pequena já havia incursionado em outros picos. “O Pico Paraná é uma montanha que faço há mais de vinte anos”, explica, destacando que levou cordas para auxiliar a esposa e a filha em trechos mais complicados. Cristian explica que carregou cerca de 25 quilos para ter diferentes itens à disposição, desde alimentação e hidratação, passando pelo kit de primeiros socorros e outros equipamentos e acessórios.
Onde fica
Rodeado pela Serra do Ibitiraquire, o Pico Paraná fica em uma Unidade de Conservação entre os municípios de Campina Grande do Sul e Antonina.
No jornal impresso do dia 17 de outubro, você acompanha relatos dos outros participantes da aventura, além de mais informações sobre o Pico Paraná.
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕