Segunda-feira, 28 de abril de 2025

Faixa elevada, lombadas e sinalização: veja o resultado da enquete de A Gazeta

População opinou sobre os problemas em diversos pontos através de enquentes no Instagram

• Atualizado 25 dias atrás.

O trânsito em São Bento do Sul tem sido um tema recorrente de discussão entre moradores e autoridades locais. Recentemente, o Jornal A Gazeta abordou os principais problemas de trânsito do município por meio de uma série de reportagens, incluindo enquetes publicadas no Instagram (@gazetasbs), questionando algumas ações que poderiam contribuir para a mobilidade urbana.

O objetivo foi entender a opinião da comunidade e sugerir possíveis soluções. Na ocasião, a resposta da população trouxe à tona diversos pontos críticos e ideias para melhorar a segurança e a fluidez nas vias da cidade, informações que foram repassadas ao Departamento de Trânsito Urbano (Detru) de São Bento do Sul.

O primeiro tema abordado nas redes sociais foi a implantação de uma travessia elevada na Rua Capitão Ernesto Nunes, discutindo se essa medida reduziria os riscos de acidentes, especialmente para pedestres. Ao todo, 64% dos 103 participantes responderam afirmativamente, que essa medida do poder público poderia resolver o problema. Entre as sugestões adicionais, estavam a melhoria na iluminação, instalação de semáforos e radares.

A segunda enquete focou na Rua Manoel Tavares, na subida da Escola Orestes Guimarães, onde 94% das 437 respostas apontaram os pedestres como os principais culpados pelos acidentes. Sugestões nos comentários da reportagem incluíram a remoção da faixa de pedestres próxima, mudança de sentido da Rua Manoel Tavares, inclusão de faixas elevadas e maior fiscalização dos pedestres.

A terceira enquete revelou que 84% dos 135 respondentes acreditam que há muitas lombadas em São Bento do Sul. Assim como na Rua Capitão Ernesto Nunes, houve várias sugestões para o retorno das lombadas eletrônicas. O Detru reconhece que, em alguns pontos, a fiscalização eletrônica seria mais eficaz.

Com 90% das respostas indicando que os moradores sabem usar a faixa de pedestres, os principais problemas foram identificados em vias duplas de mão única e com motociclistas que trafegam pelos chamados “corredores”. A recomendação das autoridades é reforçar a educação sobre a utilização correta da faixa, destacando a importância de ver e ser visto.

Quanto à sinalização viária, último tema da enquete, 89% dos 103 participantes acham que ela é confusa em toda São Bento. Problemas específicos incluíram a sinalização da Rua Antônio Kaesemodel, a necessidade de repintura das faixas de pedestres e a má qualidade da tinta usada atualmente. O diretor de Trânsito mencionou que mudanças na sinalização estão sendo implementadas, incluindo uma revisão das placas e das faixas de pedestres.

Confira nos links abaixo as matérias abordadas pela A Gazeta sobre o assunto:

– Comerciante e Detru falam sobre melhorias na entrada do bairro Progresso
– Desrespeito é a causa de acidentes em faixa perto do Orestes Guimarães
– Detru tem intenção de diminuir número de lombadas em São Bento
– Somente em 2023, foram 269 acidentes de trânsito e 324 vítimas
– Somente no primeiro semestre, trânsito de São Bento recebeu 700 novos veículos

Assista
Caso não tenha acompanhado a série em nossas redes sociais, assista no canal do Youtube de A Gazeta as entrevistas com a comunidade e autoridades sobre algumas análises do trânsito em São Bento.


  • YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.

Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕

Últimas notícias

sirene-pm-iml-igp-morte_12426-750x430
Casa-pega-fogo-apos-homem-armado-com-machado-invadir-imovel-em-SC-1-944x531
Acontece SC 1
Design sem nome (1)
notas de falecimento (1)

Mais lidas

WhatsApp Image 2024-08-29 at 16.49
Dom João 2
WhatsApp Image 2025-04-25 at 11.32
Morte moto site
pexels-cottonbro-10466266

Notícias relacionadas