O Brasil recebeu com cautela o resultado das polêmicas eleições presidenciais na Venezuela. Dez horas após o anúncio da reeleição de Nicolás Maduro, o governo brasileiro divulgou nota oficial sem parabenizar o presidente, dizendo acompanhar com atenção o processo de apuração.
O documento destaca que o Brasil acompanha com atenção a movimentação no país vizinho. “O governo brasileiro reafirma o princípio fundamental da soberania popular, a ser observado por meio da verificação imparcial dos resultados. Aguarda, nesse contexto, a publicação pelo Conselho Nacional Eleitoral de dados desagregados por mesa de votação, passo indispensável para a transparência, credibilidade e legitimidade do resultado do pleito”, diz trecho da nota.
O Conselho Nacional Eleitoral (CNE), órgão responsável pela supervisão do processo eleitoral e considerado alinhado ao governo, declarou a reeleição de Nicolás Maduro com 51,2% dos votos. Contudo, a oposição contesta o resultado, acusando o governo de fraude e afirmando que o verdadeiro vencedor é o candidato Edmundo González, dizendo ter provas disso.
A ausência de divulgação das atas eleitorais, documentos que registram os votos de cada urna, tem sido um dos principais pontos de crítica e desconfiança.
Segurança
O governo brasileiro, por meio do Ministério das Relações Exteriores, emitiu um comunicado, nesta segunda-feira (29). O Itamaraty pede que brasileiros residentes, a caminho ou com viagem marcada para a Venezuela mantenham-se atentos sobre a situação de segurança no país.
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕