Em meio aos debates sobre a segurança no trânsito de São Bento do Sul, o Departamento de Trânsito Urbano (Detru) comenta seus projetos para trazer melhorias à mobilidade no perímetro urbano. Existem algumas ações em foco, as quais dependem de recursos para serem viabilizados.
O diretor do Detru, Alessandro Valmor Frederico, cita que existem dificuldades técnicas e logísticas na implementação de alterações e melhorias no trânsito. “Recebemos muitas solicitações da comunidade para instalação de lombadas, mas em alguns pontos, a drenagem inadequada ou a ausência de calçadas inviabilizam a construção de lombadas ou travessias elevadas. O Detru está comprometido em melhorar a sinalização e a segurança das travessias, embora reconheça as limitações orçamentárias e burocráticas. Estamos estudando a viabilidade de melhorar a sinalização”, pondera.
Um dos trechos que deverá receber alteração é na faixa de pedestres na Rua Capitão Ernesto Nunes, próximo à Padaria Bertovan e Mercado Guaira, na entrada do bairro Progresso. A lombada existente deve dar lugar a uma travessia elevada. “A travessia elevada deve ser ligada de calçada a calçada, promovendo acessibilidade. Não é simplesmente um redutor de velocidade, mas sim uma travessia acessível”, comenta Alessandro.
As lombadas, tradicionalmente utilizadas para reduzir a velocidade, têm limitações e não podem ser instaladas em locais com tráfego intenso de ônibus. “Elas causam impacto significativo em veículos pesados, podendo também rachar casas e muros. Por isso, queremos remover esta da Rua Capitão Ernesto Nunes e de outras vias”, menciona o diretor do Detru.
Na mesma via, próximo ao Compre Mais (antigo Hiper Germânia), há um projeto para ajustar o semáforo e garantir a travessia segura dos pedestres. “É necessário um planejamento cuidadoso antes de qualquer implementação para evitar impactos negativos”, frisa.
A Gazeta preparou uma série de matérias sobre o assunto, as quais podem ser acessadas por meio dos links abaixo:
– Comerciante e Detru falam sobre melhorias na entrada do bairro Progresso
– Desrespeito é a causa de acidentes em faixa perto do Orestes Guimarães
– Somente em 2023, foram 269 acidentes de trânsito e 324 vítimas
– Somente no primeiro semestre, trânsito de São Bento recebeu 700 novos veículos
Confira também a reportagem em vídeo:
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕