O Índice de Progresso Social (IPS) divulgou seus mais recentes dados, referentes a 2024. São Bento do Sul, segundo o estudo, aparece na posição 342, dentre 5.570 municípios brasileiros, com 65,6 pontos, dos 100 possíveis. Ou seja, de maneira geral, trata-se de um dos melhores desempenhos em nível nacional, afinal, o município fica entre os 6,5% mais bem posicionados no ranking.
O melhor resultado são-bentense, por área, foi obtido no segmento “Necessidades Humanas Básicas”. Os destaques, nesse aspecto, foram registrados no quesito “Moradia”, com 92,42 pontos, levando em consideração questões como a quantidade de domicílios com coleta adequada de resíduos, iluminação elétrica e estrutura residencial.
Com nota 90,76, São Bento do Sul também se saiu bem em “Água e Saneamento”, graças às ações em abastecimento de água e em esgotamento sanitário. O município ainda obteve uma boa nota – 78,39 – no segmento “Nutrição e Cuidados Médicos Básicos”, principalmente por causa da cobertura vacinal contra a poliomielite, mas também por conta dos resultados da atenção à saúde primária, dos índices de mortalidade infantil e de subnutrição.
A cidade também ganhou boas notas em “Fundamentos do Bem-Estar”, “Acesso ao Conhecimento Básico”, “Acesso à Informação e Comunicação”, além de “Qualidade do Meio Ambiente”, “Segurança Pessoal” e “Saúde e Bem-Estar”.
Veja mais detalhes sobre todos esses itens, assim como também os piores desempenhos que o município teve, na edição do jornal impresso do dia 12 de julho.
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕