Inicia na segunda-feira (25) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe em todas as Unidades de Saúde de São Bento do Sul. O secretário de Saúde, Marcelo Marques, explica que neste primeiro momento, somente alguns grupos prioritários poderão receber a dose da vacina. “A vacinação é a forma mais eficaz de prevenir a gripe e proteger as pessoas com maior risco de desenvolver complicações”, disse.
Marques ressalta a importância da vacinação. “Solicitamos que estas pessoas compareçam nas unidades de saúde mais próxima para receber a dose, e não esqueçam, é importante apresentar documento com foto, carteirinha do SUS e caderneta de vacinação”, explicou.
A gripe é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. Ela é provocada pelo vírus da influenza e tem grande potencial de transmissão. O vírus se propaga facilmente, levando a casos leves, mas, também, a casos graves, que aumentam as taxas de hospitalização e provocam a morte de pessoas mais vulneráveis à doença.
Grupos prioritários
Entre os grupos aptos a receber a vacina, estão crianças de 6 meses a menores de 6 anos, trabalhadores da Saúde; gestantes e puérperas até 45 dias após o parto; professores do ensino básico e superior; povos indígenas; idosos com 60 anos ou mais; profissionais das Forças de Segurança e Salvamento; profissionais das Forças Armadas; e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.
Ainda podem se vacinar pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso; trabalhadores portuários; presos e funcionários do sistema de privação de liberdade; e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas.
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕