Os mais de sete mil motoristas que circulam diariamente pela BR-280 na região do Planalto Norte de Santa Catarina estão sendo beneficiados com a completa restauração de 31 quilômetros. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) entregou o trecho, promovendo maior segurança, mobilidade e fluidez ao tráfego.
Essa rodovia, que estabelece a conexão leste-oeste e proporciona acesso aos portos do litoral norte catarinense, teve um investimento de aproximadamente R$ 49 milhões na restauração do pavimento do segmento liberado em dezembro.
O segmento restaurado compreende dois trechos: o primeiro do quilômetro 192 ao 206, em Mafra, medindo 14 quilômetros, e o segundo do quilômetro 260 ao 277, com 17 quilômetros, entre Irineópolis e Porto União. Os trabalhos incluíram a substituição do pavimento antigo, remoção do asfalto e aplicação de uma nova camada asfáltica, além da recuperação do sistema de drenagem e da implantação de nova sinalização horizontal.
A BR-280 se estende por cerca de 309 quilômetros em território catarinense, desde São Francisco do Sul até Porto União, atravessando cidades como Joinville, Jaraguá do Sul, São Bento do Sul, Rio Negrinho, Mafra e Canoinhas. A região é um importante polo industrial para vários setores, incluindo agronegócio, insumos agropecuários, móveis e produção de motores elétricos, facilitando o escoamento de produção e recebimento de matéria-prima pela rodovia.
Além disso, a BR-280 proporciona acesso a diversos pontos turísticos no Caminho dos Príncipes e Vale do Contestado, destacando-se a Rota das Cachoeiras e a Rota das Capelas, que são referências em atividades de cicloturismo, passeios de trem, trilhas ecológicas, gastronomia e turismo rural.
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕