O Conselho Municipal do Idoso de São Bento do Sul, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), formou recentemente mais uma turma do curso de Maturidade Digital. A capacitação, voltada para os idosos com mais de 60 anos, abordou temas como o uso de computadores e celulares, utilização de aplicativos de mobilidade ou de comidas, organização de planilhas no Excel e etc.
Maiki Souza Freitas, professor da disciplina, frisa que o mundo evoluiu e que nem todos tinham essas informações necessárias hoje.
“É importante para eles aprenderem isso, eles não querem ficar incomodando os outros pra fazer algo que na teoria é fácil. É legal ter esse curso pra eles ter esse contato com outras pessoas. Não só aprender, mas tirar eles de casa para interagir um com ou outro, conversar. Eles aprendem a mandar áudio, encaminhar mensagem. Eles não sabem pedir comida por delivery, usar aplicativo de locomoção. Não sabiam a possibilidade de fazer isso”, explica.
O professor comenta que as aulas foram bem positivas e que conseguiu ensinar muita coisa aos alunos. “Ensinei Canva pra eles fazer convites e adoraram. Tem uma grade pra ser cumprida. Eles mexeram nas funções básicas do Windows, aprenderam sobre slides. No final do curso, quando vencemos a grade, ensinei a planilha de gastos do Excel. Na parte do celular tem aplicativos de mensagem, rede social, apresentei a inteligência artificial, ChatGPT”, comentou.
Sobre a inteligência artificial, chamada de Luzia, o uso despertou um fascínio por parte dos idosos. “Eles ficaram fascinados! Mandaram áudio perguntando o que dava pra fazer com ovo, trigo e água e a inteligência passava”, disse Maiki.
Uso no dia a dia
Roberto Luiz Scharf, de 72 anos, é um dos alunos do curso. Ele, que mora no bairro Schramm, conta que gostou muito do que aprendeu ao longo das aulas. “Tudo ajuda. Aprendemos bastante sobre o celular, que cada dia tem coisa nova e que no dia a dia não temos tempo pra vasculhar. Tendo alguém que sabe ensinar, dá diferença”, frisou.
“Tem um serviço de inteligência que se chama Luzia, se tem uma dúvida fazendo a pesquisa ele dá a resposta de imediato. Você grava e manda pro programa, ele traduz pra qualquer língua. Se estiver viajando mundo afora não está sozinho”, completou.
Já Eunice Coelho, de 63 anos, conta que o curso trouxe dicas de segurança e muitas informações sobre o uso, principalmente do celular.
“Quando começou a computação eu não tinha feito nenhum curso, existiam outras prioridades, como os filhos. Agora que surgiu, tem muito detalhe pequeno que eu não tinha conhecido. Pensei em aumentar meu conhecimento e isso foi importante pra mim. A questão dos arquivos, os detalhes que não tinha conhecimento, as dicas que o professor dá, tudo isso é importante pra que a gente tenha outra visão”, ressaltou.
Sobre o curso
O curso de Maturidade Digital teve inicio em setembro, com 25 alunos. O projeto é realizado junto ao Conselho Municipal do Idoso, onde o Senac faz os projetos, obtém a aprovação do conselho e a verba vem de empresas que realizam as doações por meio da lei de incentivo fiscal.
Para 2024, segundo o Senac, já há aprovação do projeto para realização de nova turma, restando agora angariar recursos dos valores junto às empresas.
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕