Segunda-feira, 21 de abril de 2025

Novos diretores da rede estadual serão definidos em dezembro

Votação será nos dias 3 e 4 de dezembro, em 16 unidades

• Atualizado 18 dias atrás.

Nos dias 3 e 4 de dezembro, alunos, pais e funcionários das escolas da rede estadual de ensino participam do processo de votação dos novos diretores das unidades. Na regional de São Bento do Sul, que abrange também Rio Negrinho e Campo Alegre, o trâmite ocorrerá em 16 instituições.

De acordo com a Integradora de Ensino da Gerência Regional de Educação, Cristina Schoeffel, apenas em algumas escolas são-bentenses há mais de um candidato interessado em ocupar o cargo.

Além disso, mesmo nas unidades com um único proponente, o profissional terá que atingir um quórum mínimo eleitoral de 50% +1 de cada classe votante, isto é, estudantes, seus responsáveis legais e docentes. Caso contrário, a decisão será do estado por indicação da coordenadoria local.

Assim como acontece no âmbito municipal, os candidatos tiveram que inscrever um Plano de Gestão Escolar. Esse documento orienta e sistematiza os principais processos e procedimentos da gestão educacional que, mais tarde, serão executados nas escolas pela Diretoria e Coordenadoria escolar.

Vale lembrar que somente alunos dos anos finais e ensino médio terão autonomia para votar. Já o resultado da eleição deve ser divulgado no dia 4. O mandato será de quatro anos, iniciando em janeiro de 2024 e estendendo-se até dezembro de 2027.

Iniciou na quarta-feira (22) a campanha dos envolvidos. Neste período, algumas ações são vedadas, como oferecer ou prometer dinheiro ou qualquer outra vantagem para obter voto e utilizar as redes sociais da instituição para pedir voto.

Rede municipal
Na rede municipal, os diretores também estão sendo definidos através de um processo democrático. Inclusive, as votações já estão ocorrendo desde a semana passada e devem ser finalizadas hoje em 11 unidades, que envolvem desde centros de educação infantil, pré-escolas até escolas básicas.

A intenção, neste caso, é que a comunidade escolar escolha o projeto que mais tenha afinidade, e não a figura do proponente. Neste caso, é permitido apenas um voto representativo por família, portanto, vota somente o pai, a mãe ou o responsável pelo aluno, mesmo se tiver mais de um integrante da mesma família matriculado.


  • YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.

Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕

Últimas notícias

Mega Sena site
Morte moto site
35cfa28e-18fa-423c-adae-e636d6a2fd06
Morte moto site
WhatsApp Image 2025-04-17 at 16.18

Mais lidas

corpo-27498
visita-tecnica-havan-2-27563
tumulto-na-camara-27492
forum-da-comarca-27578
magda-elizabeth-27501

Notícias relacionadas