O são-bentense Rogério Radol, com 53 anos, desde criança explora o universo dos quadrinhos. Apaixonado por literatura, encontrou uma maneira de passar o tempo, adquirindo coleções de super-heróis marcantes na infância de muitos. Em sua casa, estantes e armários abrigam livros e gibis de personagens, incluindo histórias curtas e coloridas como as da Disney, com Pato Donald, Zé Carioca, Tio Patinhas, Mickey, entre outros.
Dentre suas coleções, destaca-se a do personagem “Tex”, que apresenta histórias de faroeste das décadas de 50, 60 e 70, com o herói Tex Willer como protagonista. “Não recordo quando comecei a gostar, apenas sei que se tornou um hábito adquirir os gibis e, progressivamente, fui me apaixonando. Embora não tenha a coleção física completa do Tex, guardo todas com carinho, inclusive a edição Gold”, relata.
A organização de sua coleção é um tesouro, com edições coloridas desde os tempos atuais até as mais antigas em preto e branco. “Com o passar dos anos, adquiri os gibis, às vezes indo à Banca Gibi, outras vezes por assinaturas que me enviavam algumas revistas em casa. Agora, aos 53 anos, posso compartilhar esse acervo com meu neto, Amadeu, de 3 anos, que será incentivado por mim”, compartilha o colecionador.
Folheando seu gibi favorito, Rogério destaca o orgulho pelo que possui. “As coleções de Tex e outros personagens são organizadas por ordem. São mais de 450 gibis colecionados, mantidos em seus respectivos espaços”, comenta.
Curiosidade
Tex foi lançado na Itália em 1948 por Gianluigi Bonelli e Aurelio Galleppini. No Brasil, sua primeira edição foi publicada em 25 de fevereiro de 1951, sob o título “As Aventuras de Texas Kid”. O protagonista é um ranger do Texas, famoso por suas aventuras no Velho Oeste americano. A série tornou-se muito popular, conquistando sucesso nas bancas brasileiras e consolidando o gênero faroeste nos quadrinhos.
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕