A Defesa Civil de São Bento do Sul segue atuando em ocorrências geradas devido às chuvas que caem intensamente na cidade desde sexta-feira. Até por volta das 20 horas deste sábado, pelo menos 50 famílias haviam sido retiradas de suas casas e levadas para casas de amigos e parentes.
Neste sábado à tarde, o prefeito Fernando Tureck (PMDB) convocou o secretariado para uma reunião de emergência. Objetivo foi traçar plano de emergência a ser acionado por causa dos alagamentos e deslizamentos registrados na cidade. Antes, porém, Tureck esteve reunido com o coordenador regional da Defesa Civil do Estado, Antônio Edival Pereira, para visitar pontos de ocorrência em São Bento.
“Solicitei a presença do coordenador regional para que, juntos, pudéssemos fazer um levantamento e com base nos dados coletados dos danos causados, então, criássemos um plano de ação”, explica. “Dependendo da conclusão desses dados, então vamos definir se será necessário decretar situação de emergência”, completa Tureck.
Já na reunião com os secretários, ficou definido pela criação de um alojamento provisório na escola Dalmir Pedro Cubas, pertencente à rede municipal, em Serra Alta, para famílias que tenham de deixar suas casas. Até o final da tarde desde sábado, ainda não haviam desalojados na cidade. “Neste local, os trabalhos estão sendo coordenados pela equipe da Defesa Civil e pela secretaria de Assistência Social, que auxilia na avaliação das famílias que, por ventura, venham a ser levadas para este abrigo”, disse o prefeito.
Defesa Civil
Devido à previsão de mais chuva para este domingo, a Defesa Civil pede para que a população não permaneça em área de risco. Em caso de emergência, ligar para o telefone 199.
Em relação às ocorrências registradas na cidade, os pontos mais críticos são da Vila Schwarz, em Serra Alta, nos bairros Schramm, Centenário, Urca, Cruzeiro, Bela Aliança e no Centro. Conforme a coordenadora da Defesa Civil são-bentense, Veroni Linke, Centenário e Serra Alta são os pontos mais críticos.
As secretarias de Obras, Agricultura e a Empresa Municipal de Habitação (Emhab) atuam com seus maquinários e caminhões no reparo de vias interditadas por deslizamentos e na retirada de famílias e seus pertences de casas em áreas de risco. “Toda equipe da Prefeitura está atuando na prevenção e no reparo dos danos causados pelas chuvas”, revela.
Prevenção
Neste domingo, equipes da secretaria de Obras realizam um mutirão de limpeza em bocas de lobo pelo município, para retirar os entulhos carregados pela chuva. “Esta ação vai ser feita em toda cidade como meio de prevenir novos alagamentos”, disse Fernando Tureck.