Milhares de pessoas de várias cidades do Estado lotaram Campo Alegre para prestigiar a 25ª Festa Estadual da Ovelha, neste final de semana. O evento, que registrou recorde de público nesta edição, teve shows nacionais com Barão Vermelho na sexta, Matogrosso e Mathias no sábado e fechou com chave de ouro na noite deste domingo (16) com a apresentação da banda Traia Véia. Conforme os turistas e expositores, a festa superou a última edição em público e vendas.
A sexta-feira foi marcada pela abertura oficial da festa e escolha da realeza. Destaque para Stefani Ferreira, eleita rainha da 25ª edição, tendo ao seu lado Helena Soethe como primeira princesa e Ketelin Fuckner como segunda princesa (foto abaixo). Após a eleição teve show com a banda Artemix e Barão Vermelho, a atração da noite, que levou o público ao delírio com seus clássicos do rock e um tributo emocionante à Cazuza.
No sábado a programação começou cedo, com o Pedal da Ovelha. Diversas atrações ocorriam tanto no Calçadão da Cascatinha como na praça Maurício Foitte, que recebeu a 20ª Festa Agropecuária. Já no período da tarde milhares de pessoas acompanharam o desfile festivo alusivo aos 128 anos de Campo Alegre, celebrado amanhã. O ponto alto do dia foi o show nacional com Matogrosso e Mathias, embalando os boêmios com seus maiores sucessos.
Por fim, o domingo iniciou com a 14ª Trilha da Ovelha, organizada pelo clube Ovelhama, reunindo mais de dois mil participantes. O fechamento da festa ocorreu com o bailão das bandas Talagaço e Traia Véia, reunindo grande público em frente ao palco.
Agropecuária
O sucesso também se estende à Festa Agropecuária, que registrou grande número de visitantes e expositores. “A Cabanha Campo Alegre relatou que visita todas as feiras de Santa Catarina e citaram que Campo Alegre teve a maior feira agropecuária do estado! A Expolages, por exemplo, teve cerca de 50 expositores de ovinos, já Campo Alegre teve 97. Olha a força agropecuária da cidade”, disse Marília Scheffer, secretária de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer.
Vendas e bom público
Quem comemorou a presença do grande público foram os expositores que trabalharam na festa. Do vendedor de espetinho à barraca com artesanatos, todos ficaram satisfeitos com as vendas geradas no evento. As filas que se formavam em todos os dias de festa bem representam isso.
Uma dessas comerciantes é a artesã Hermi Schwarz Henzel, presidente da Associação Mãos do Campo, de Campo Alegre. “Esse ano ficou mais legal do que no ano passado. Teve mais público, ano passado choveu na sexta e no sábado também. Nesse ano o tempo ajudou! As vendas foram boas, não dá pra se queixar. Veio bastante gente de Brusque, Corupá, Jaraguá do Sul, bastante gente de Joinville”, disse. “Eles levaram bastante poncho porque esfriou, também as ovelhinhas e imã de geladeira”, completou Hermi.
O casal Everton de Jesus e Daiane, de Joinville, conta que essa é a terceira vez que frequentam a festa. “Nesse ano eu vi que tem mais atrativos, tem mais artesanato. Chegamos hoje (domingo) para almoçar. Eu me encanto com a questão da cultura e da carne da ovelha, e para ver as novidades também”, disse ele. “O artesanato daqui é diferente também”, completou Daiane.
Por conta do aniversário de Campo Alegre, celebrado nesta terça-feira (18), a prefeitura decretou ponto facultativo nas repartições públicas nesta segunda e terça-feira.
Leia a matéria completa no jornal impresso desta segunda-feira (17).
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕