Rio Negrinho registra três mortes por síndromes respiratórias; veja como se vacinar

Cidade registrou três óbitos relacionados a síndrome respiratória nas últimas semanas
Por:

• Atualizado 5 meses atrás.

Fundação Hospitalar está com lotação máxima dos seus leitos de UTI, devido a internações por SRAG (Foto: Edson Frankowiaki / Arquivo A Gazeta)

A Secretaria Municipal de Saúde divulgou, nesta semana, um boletim sobre a cobertura vacinal contra a gripe em Rio Negrinho, com dados levantados nas primeiras semanas de junho. Os números revelam baixos índices entre os grupos prioritários, apontando que, até o momento, somente 34,5% das crianças de seis meses a menores de seis anos tomaram a vacina contra a doença, ou seja, 1.181 doses foram aplicadas, sendo que 3.372 crianças deveriam receber a vacinação.

Segundo o levantamento, apenas 48,1% dos idosos — ou seja, 3.076 de um total de 6.351 pessoas — tomaram a vacina. Entre as gestantes, esse número é um pouco maior: 64,5%, o que corresponde a 269 aplicações entre as 400 futuras mães do município.

Ainda de acordo com os dados municipais, nas últimas semanas, 30 pacientes foram hospitalizados com síndromes respiratórias, e três óbitos foram registrados. “Esses dados reforçam a importância da vacinação. A vacina é segura, gratuita e eficaz, protegendo contra formas graves da gripe e ajudando a salvar vidas — especialmente entre os públicos mais vulneráveis. A vacina está disponível em todas as unidades de saúde do município. Vacine-se e incentive sua família a fazer o mesmo. Prevenir é um gesto de cuidado coletivo”, cita o boletim.

Situação de emergência
Também em virtude do crescente número de registros de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), o município baixou um decreto caracterizando a situação como de emergência, dada a ocupação total dos 10 leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Fundação Hospitalar. De acordo com o documento, o número de registros de quadros respiratórios saltou de 961 atendimentos, em abril, na unidade de saúde, para 1,9 mil em maio. Já os atendimentos no Pronto Atendimento tiveram um aumento de 4.485 registros, em abril, para 5.435 no mês passado.

Últimas notícias

Ilustração do signo de áries em roxo e azul em um fundo preto
mulher-cozinhando-em-casa-vista-frontal
secretaria de educação (4)
corpo-de-bombeiros-5
MIX - Lojão Astral

Mais lidas

Cuque da Igreja
10378960956830631661
bingo dona nair
WhatsApp Image 2025-11-08 at 09.05
WhatsApp Image 2025-11-05 at 10.08

Notícias relacionadas