Todo cidadão apto a ser chamado para ser mesário nas eleições municipais de 2024, em especial aqueles que se inscreveram como voluntários, devem ficar atentos durante o período de 9 de julho a 7 de agosto – que é quando ocorrem as nomeações. As listas contendo os nomes dos selecionados para atuar nas eleições serão publicadas no site do TRE-SC. Aqueles que aderiram ao Portal do Mesário poderão ser avisados por e-mail.
Quem for nomeado fica obrigado a atender às convocações tanto para os trabalhos no dia das eleições quanto para o treinamento. Aqueles que tiverem algum impedimento deverão informar ao cartório eleitoral no prazo de 5 dias contados da data da publicação, ou do recebimento do aviso ou da carta de convocação.
Como é o trabalho
Em cada seção eleitoral, os mesários convocados formam a Mesa Receptora de Votos, que é composta, de modo geral, por quatro integrantes que atuam nas seguintes funções: presidente de mesa, 1° mesário, 2° mesário e secretário.
As pessoas designadas e nomeadas para essas funções têm a responsabilidade de cuidar para que os eleitores sejam devidamente identificados e de organizar a seção de modo a garantir as condições de movimentação e liberdade de escolha de quem vai votar, preservando o sigilo do voto. À presidência da Mesa cabe a coordenação do trabalho na seção e gerência dos procedimentos de início e encerramento da votação.
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕