Um modo diferente de praticar um exercício físico. É com esse pensamento que muitas pessoas têm buscado alternativas para estar com a saúde e o peso em dia, sem ter que recorrer a entediantes caminhadas ou a sessões de musculação dentro das academias. E é assim que atividades como aulas de dança e treinos de artes marciais têm ganhado cada vez mais espaço entre as pessoas que buscam realizar uma atividade física diferenciada.
Dentro do mundo da dança, a febre do momento atende pelo nome de zumba. O estilo criado pelo colombiano Alberto Perez − que une o fitness com músicas latinas − tem atraído mulheres que buscam perder peso de uma maneira menos monótona. Uma das professoras de dança da Academia GH Fitness, Sheila Kollross, destaca que a procura pela dança vem da união entre treinamento e diversão. “O pessoal procura, porque está cansado de musculação, é uma coisa diferente. Dá prazer, a pessoa se diverte, não é monótono e também passa rápido”, diz Sheila.
As atividades ocorrem geralmente duas vezes por semana, com duração de 50 minutos, sendo que, em uma aula, um aluno chega a queimar quase 1000 calorias. Segundo Sheila, o número de pessoas interessadas em entrar no mundo da dança não para de crescer, e ela viu seu quadro de alunos praticamente triplicar do ano passado para este. “Está uma febre, a procura está grande, todo mundo quer se exercitar se divertindo”, completa.
A atendente educativa Chantelle Ribeiro, que frequenta as aulas de dança há cinco meses, resume o sentimento provocado pela atividade. “Eu amo. É divertido, tem saúde, dá pra fazer amizades e é simples. Você queima calorias brincando e não fica nos aparelhos”, frisa.
Suelyn Andrade, proprietária da academia de dança que leva seu nome, destaca que a busca pela dança como atividade física também ajuda em outras frentes. “Como nem todos gostam de musculação, a procura está maior. Pessoas de mais idade estão buscando, pois ainda ajuda na autoestima, na busca pela socialização, e trabalha a coordenação motora”, destaca.