Sábado, 19 de abril de 2025

Um verdadeiro show de cidadania

• Atualizado 10 anos atrás.

Mais de 22 mil visitantes e com 74.619 atendimentos. Por si só, os números da Ação Global, realizado no sábado, nas ruas Jorge Diener e Tereza Conrad, em Oxford, retratam o sucesso que foi o evento. “Bateu todas as expectativas, nem nós esperávamos tanto”, resume Daniel Nascimento, coordenador de Qualidade de Vida do Sesi, e um dos organizadores. Entre as 9 e as 17 horas, o público pode participar de uma série de atividades, desde trâmites de documentação, saúde, lazer, esporte, educação, entre outros.

O montador de móveis Rafael Preissler veio ao evento acompanhado de sua esposa, Daniele Rodrigues Preissler, e de sua filha, Ana Júlia Preissler. Além de conferir todas as barracas e levar a menina nos brinquedos, o casal aproveitou a oportunidade para retirar o comprovante de pessoa física (CPF) da criança. “É muito bom, e a gente aproveita a oportunidade. Muitas vezes durante a semana nós não temos tempo, e tendo o serviço aqui facilita”. Diz Rafael.

Uma atração à parte

Um dos convidados especiais da Ação Global em São Bento do Sul foi o ex-tenista Gustavo Kuerten, o Guga. Ele passou toda a manhã no evento, e aproveitou para visitar as barracas, distribuir brindes para o público e jogar tênis com as crianças.
Pela primeira vez visitando o município, ele esbanjou bom humor e simpatia, e passou o tempo todo rodeado de fãs em busca de um autógrafo, uma fotografia ou simplesmente um aperto de mãos.
Guga falou da prática da cidadania em eventos como o Ação Global. “É muito legal poder participar desta atividade, e sentir na pele as pessoas querendo ajudar, se sentindo importantes e reconhecidas. Acredito que todos devem sair daqui hoje tomados por esse sentimento de poder ser importante para o próximo”, disse.
O ex-atleta ainda destacou a receptividade da população do município. “É gratificante o carinho do público, me sinto honrado de ser tão bem recebido, com tantos abraços, para mim é uma alegria imensa, só tenho a agradecer”, disse.

Aventura infantil

Uma das atrações que mais chamou a atenção das crianças que compareceram ao evento foi o paredão de escalada e a tirolesa, que junto com os brinquedos infláveis monopolizaram a atenção dos pequenos que passaram pelo local.

Deivid Correa é funcionário do Sesi de Joinville, e veio para o município para participar da Ação Global. Ele faz parte do Sesi Aventura, que montou uma tirolesa de 90 metros especialmente para o evento. “É uma atividade de aventura extremamente segura e protegida para os participantes”, destaca, lembrando que a tirolesa demorou uma semana para ser construída.

E quem passava pela tirolesa podia aproveitar para apreciar os carros antigos que estavam expostos no local. Segundo Bruno Grossl, secretário do clube Autos Antigos da Serra, passaram mais de 20 veículos pelo evento, todos de São Bento do Sul, a maioria fabricado entre os anos de 1960 e 1980.

Um evento de sucesso

O presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), Glauco José Côrte, destacou o efeito que este evento tem para a população. “Mobiliza a cidade em cima de um serviço que é para todos”, diz, lembrando do engajamento popular para tornar tudo possível. “É uma contribuição do Sesi pelo envolvimento da comunidade para garantir que a Ação Global fosse um sucesso, com a participação de mais de mil voluntários”, frisa.

A Ação Global é um evento organizado pelo Sesi – em parceria com a Rede Globo – e que contou com o apoio da Oxford Porcelanas para que fosse realizado em São Bento do Sul, como lembra o diretor superintendente da empresa, Irineu Weihermann. “A Ação Global foi um pedido especial nosso a Fiesc para que viesse para cá, e estamos muito orgulhosos de poder proporcionar isso para a comunidade de São Bento do Sul”, frisa, destacando que a programação também encerrou as comemorações pelo aniversário da empresa.“O evento fechou com chave de ouro as comemorações de 60 anos da Oxford, completados em novembro, que teve também uma gincana interna para os funcionários e uma sessão solene na Câmara de Vereadores”, completa Weihermann.

O vice-presidente da Fiesc – Planalto Norte, Arnaldo Huebl, frisa que o município se saiu bem ao organizar um evento de porte Estadual. “A ação global foi bastante movimentada, São Bento do Sul vai mais uma vez sair bem representada e fortificada deste encontro”, diz.

Últimas notícias

WhatsApp Image 2025-04-17 at 16.18
sirene-pm-iml-igp-morte_12426-750x430
igreja-cristo-rei-26273-1
Padre Humberto - Zuciane Peres (1)
WhatsApp Image 2025-04-16 at 12.11

Mais lidas

corpo-27498
visita-tecnica-havan-2-27563
tumulto-na-camara-27492
forum-da-comarca-27578
magda-elizabeth-27501

Notícias relacionadas