Nos próximos dias, uma reunião com lideranças comunitárias do bairro Serra Alta servirá como ponto de partida para que se definam ações a serem desenvolvidas em parceria com o campus de São Bento do Sul, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Por meio dos projetos de extensão, a instituição pretende garantir oportunidades para os jovens do bairro, seja em ações ligadas ao ensino ou em atividades esportivas.
Para o gerente de Desenvolvimento Econômico, da SDR de Mafra, Marco Viliczinski, as conversas com a universidade iniciaram há alguns meses, mas sempre foram bem recebidas por parte da reitoria da direção local do campus. E, a ideia principal é garantir por meio de projetos de extensão desenvolvidos por professores e acadêmicos, sejam criados mecanismos de evitar a ociosidade e, por consequência, reduzir a criminalidade no bairro.
Por ser uma universidade pública e com ações voltadas à comunidade, a Udesc promove diversas atividades que possam beneficiar localidades, bairros e até mesmo cidades. “Temos um projeto de extensão em Laguna, com arquitetos, que se um dia a Prefeitura daqui quiser um projeto urbanístico, o pessoal vem e faz todo o levantamento”, exemplifica o coordenador de Extensão da instituição, Alfredo Balduíno Santos.
No entanto, ele ressalta que, para a parceria dar certo, é preciso engajamento da própria comunidade. Por isso, o primeiro passo é a reunião com as lideranças do bairro para então determinar as melhores formas de aplicação dos projetos. “A demanda não parte da universidade, parte da comunidade”, ressalta Balduíno.
Novo curso
Já está em fase de implantação um novo curso para a Udesc de São Bento do Sul. Conforme o diretor do campus, Agnaldo Arnold, na modalidade a distância será criado o curso de Biologia no município. Atualmente, o processo tramita nos conselhos de ensino da instituição e, por se tratar de uma fase burocrática, ele prefere não dar prazo para o primeiro vestibular.
E, para o coordenador, uma das características de destaque de São Bento do Sul é a prática esportiva e, com base nisso, acredita que poderão ser feitas atividades que possam integrar os jovens em horários que não estejam na escola. Porém, o foco não são apenas atividades esportivas. “Temos hoje vários projetos em execução em São Bento e muitos podem ser adaptados para a realidade do bairro ou mesmo, criados”, explica.
Ainda em relação aos projetos de extensão, Balduíno explica que a universidade está de portas abertas a receber ideias e atuar em conjunto com a sociedade de São Bento do Sul. “A extensão é a prática do aprendizado em sala de aula. São ações pontuais para benefício da sociedade e, se alguém tiver alguma ideia ou projeto, que nos procure para vermos como a universidade poderá auxiliar”, disse.