Responsáveis por filtrar o sangue que circula em nosso sistema, os rins são uma dupla de órgãos fundamentais para o bom funcionamento de todo o corpo humano e necessitam de um cuidado e atenção especial para evitar que seu desempenho pleno seja afetado.
Existem alguns males que podem atacar os rins, como cálculo, inflamações e infecções, porém o mais preocupante e problemático é a doença renal crônica (DRC), como destaca o médico José Aluisio Vieira. “O mal mais temido é a DRC, que é uma enfermidade silenciosa e que você só irá saber que possui quando perder 80% da função renal, sem ter sintoma algum antes. Quando eles aparecem, o paciente começa a ter pressão alta, inchaço nas pernas, anemia e passa a urinar muito à noite”, destaca.
Entre os principais cuidados que se deve ter para evitar a DRC, Vieira lembra dois tipos de doença que podem alavancar as chances do paciente sofrer deste mal. “Aproximadamente 50% dos pacientes que vão para a máquina de diálise ou tem pressão alta ou tem diabetes de longa duração mal tratados, ou seja, a melhor prevenção é tratar muito bem destas duas doenças, isto é o principal”, frisa, sem esquecer da água como fator importante para a manutenção dos rins saudáveis. “Deve-se tomar muita água, pelo menos uns dois litros por dia. Antigamente se dizia que isso não era necessário, mas hoje já se sabe que tomar bastante líquido é importante, até porque o nosso corpo é feito de 70% de água”, lembra.
Fundação Pró-Rim
Quando uma doença renal é identificada, muitos pacientes passam a necessitar de sessões de hemodiálise a fim de fazer com que o sangue circule normalmente no corpo, e é, nesse momento, que entra em cena a Fundação Pró-Rim, que, há 15 anos, atende pacientes de doenças renais em São Bento do Sul.
A entidade filantrópica é voltada ao atendimento de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), mas também trata pessoas que tenham convênios e realiza atendimentos particulares. Com sua sede em Joinville, atua há 26 anos e também conta com cinco filiais espalhadas por Santa Catarina e outras três no estado do Tocantins.
Vieira, que é um dos idealizadores da fundação e atua como diretor da Pró-Rim, destaca os números e conquistas da entidade. “Nós realizamos mais de 156 mil hemodiálises no ano passado, contando todos os centros. Nossa fundação conta com certificado de excelência de grau três da Organização Nacional de Acreditação (ONA), sendo que, de 800 clínicas de hemodiálise que existem no Brasil, apenas cinco possuem este grau”, frisa.
Em São Bento do Sul, a fundação conta com aproximadamente 25 funcionários e uma grande estrutura, como comenta a enfermeira que atua na entidade, Viviane Weis. “Temos máquinas novas e uma equipe multidisciplinar para atendimento dos pacientes, composta por médico, enfermeiras, assistente social, psicólogo, nutricionista e técnicos em enfermagem”, destaca, lembrando que a fundação também realiza atendimentos na UTI do Hospital Sagrada Família.