O projeto da “Da cena à tela: A Paixão de Cristo”, que tem como proponente a diretora do Grupo Teatral Reaviva, Ângela Bergmann Alves de Jesus, é um dos contemplados com recursos da Lei Paulo Gustavo. A peça teatral autoral, criada em 2010, com base na narrativa bíblica da Paixão e Morte de Jesus Cristo – e que é celebrada todos os anos durante a Semana Santa – ganhará em 2024 novos recursos, sendo um deles a transmissão do espetáculo com mais de 70 participantes que, até então, podia ser assistido somente de forma presencial.
Ângela explica que o principal objetivo da proposta cultural é promover a criação e distribuição de um produto audiovisual para transmissão de forma digital e gratuita na web, em uma plataforma própria de vídeos, a fim de manter o registro histórico e cultural da apresentação. Ela participou pela primeira vez do edital e explica que o grupo ensaiou muito nas últimas semanas para que tudo saia conforme o previsto no dia da apresentação, marcada para esta sexta (29), a partir das 19h30, na igreja Matriz Cristo Rei, no bairro São Rafael.
A primeira apresentação, lembra Ângela, contou com a participação de um pequeno grupo de jovens da comunidade, mas com o passar dos anos, as encenações começaram a atrair outras pessoas para participar ativamente da peça, advindas da comunidade, que se identificavam com a arte cênica, e que não eram atores profissionais.
Grupo aumentou
A diretora conta que a ideia de se agregar outras áreas artísticas, como a música e a dança, ocorria desde o início, porém o plano só veio a se concretizar no Natal de 2013. “Com a expansão de outras peças realizadas pelo Grupo Teatral Reaviva, ocorreram parcerias entre estúdios, músicos e dançarinos locais, tanto profissionais como populares, na apresentação daquele Natal que contou com o espetáculo musical ‘O Nascimento de Jesus’, o que enriqueceu as apresentações realizados pelo grupo até os dias atuais”, destaca.
Em 2014, o grupo já reunia mais de 70 participantes, entre atores e equipe técnica, sendo estes todos da cidade. “Obteve-se então neste ano uma maior projeção com o espetáculo ‘A Paixão de Cristo’, estabelecendo uma parceria com a secretaria de Turismo, onde a apresentação fez parte do evento municipal de Páscoa”, conta ela.
Em 2022, a apresentação chegou a sua 11ª edição. “Atualmente o grupo é formado por pessoas da comunidade de forma bem heterogênea, composta por homens, mulheres e crianças de idades variadas entre quatro e 60 anos”, encerra.
Leia a matéria completa no jornal impresso desta terça-feira (26).
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕