Quarta-feira, 23 de abril de 2025

Secretária explica medida aos vereadores

A Secretaria de Finanças está com uma preocupação cada vez maior quanto à queda vertiginosa na arrecadação municipal, registrada nos últimos três meses. Conforme a secretária Ketty Zipperer, a situação é preocupante, especialmente por se tratar de uma cidade que passa por um período de recuperação; no entanto algumas situações se repetem há alguns anos. “Infelizmente nosso índice de inadimplência oscila de 33 a 35% apenas com os pagamentos dos impostos municipais, especialmente o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). Temos que tomar uma atitude para fazer algo em busca desse montante que está fora”, disse. Atualmente, a Prefeitura conta com mais de R$ 12 milhões em inadimplência.

Para receber tais valores, a Prefeitura notifica os mutuários inadimplentes via cartório, que tem duas razões específicas para ocorrer na cidade. Conforme Ketty, em 2009 e 2010, muitas pessoas pagaram o imposto no banco, o dinheiro foi repassado à Prefeitura, mas a agência não informou o nome do pagador, por isso o cadastro de devedores conta com nomes que podem não ser de pessoas inadimplentes. “Com a notificação via cartório, estamos recebendo algumas pessoas que trazem seus carnês de pagamento e provam que estão em dia com a municipalidade. Isso aconteceu, e era sabido que, mais dia, menos dia, teria que ser acertado. Dá muito trabalho, mas alguém precisa fazer para colocar a casa em dia”, disse.

Com vereadores

Na tarde de ontem, a secretária, acompanhada do prefeito Alcides Grohskopf (PMDB), compareceu a uma reunião na Câmara. O objetivo foi explicar aos vereadores o que está acontecendo, para que eles tenham as informações em caso de reclamações ou distorções dos fatos.

Sobre as notificações, concorda que a medida é antipática, mas necessária também para ser justo com pessoas que pagam todo ano em dia. Segundo ela, pela base legal, o município precisa ajuizar as dívidas desde 2009, mas antes dá a oportunidade ao contribuinte em atraso de fazer uma negociação com a Prefeitura. “Se a dívida for levada ao Fórum, o contribuinte será negativado e não terá acesso ao crédito, essa é uma previsão legal e que estamos tomando com aqueles que não estão atendendo aos nossos apelos de comparecer para verificar a situação e negociar os pagamentos”, segue.

Últimas notícias

WhatsApp Image 2025-04-22 at 16.44
Máquina de funmaça Imagem do WhatsApp de 2025-04-22 à(s) 11.51
pexels-cottonbro-10466266
Creativity Day 2
Real Madruga

Mais lidas

Morte moto site
WhatsApp Image 2025-04-17 at 09.54
EIVs supermercados - FOTO Elvis Lozeiko (1)
Morte moto site
Dom João 2

Notícias relacionadas