Conforme já noticiado, a região não foi contemplada pelo programa “Estrada Boa”, lançada pelo governador Jorginho Mello (PL) recentemente para recuperar mais de 1,5 mil quilômetros de rodovias, com investimentos previstos de R$ 2,165 bilhões.
Havia uma expectativa entre lideranças quanto à inclusão de obras no Acesso Oeste, entre os trevos dos bairros Mato Preto e Lençol, em São Bento do Sul, e na SC-418, entre Joinville e Campo Alegre, mas os trechos ficaram de fora.
Na semana passada, mais especificamente no início da tarde de quarta-feira (16), A Gazeta solicitou à Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade de Santa Catarina (SIE/SC) informações referentes a possíveis obras nos referidos trechos, independentemente do “Estrada Boa”. No começo da tarde de terça-feira (22), seis dias depois, a assessoria da SIE deu retorno, mas não respondeu aos questionamentos feitos.
“Esta obra não está prevista no ‘Estrada Boa’, que elencou, junto com prefeitos e lideranças locais, as prioridades de cada região”, limitou-se a afirmar a assessoria, sem dar qualquer outro detalhe sobre as rodovias citadas nos questionamentos – sem que falar que A Gazeta especificou que gostaria de informações referentes a eventuais obras na SC-418 e no Acesso Oeste, já sabendo que as rodovias não haviam sido contempladas pelo programa lançado pelo governador.
“Prioridade”
Assim, de forma oficial não há qualquer posicionamento do Estado com relação aos trechos, mesmo após o secretário de Infraestrutura de Santa Catarina, Jerry Comper, afirmar em junho, em evento na Associação Empresarial de São Bento do Sul (Acisbs), que o Acesso Oeste teria alguma prioridade.
No caso do Acesso Oeste, ainda na administração Carlos Moisés da Silva (Republicanos), o anúncio feito em São Bento do Sul, em fevereiro de 2022, apontava para investimentos de R$ 300 milhões para duplicação e outras obras em 9 km de extensão. No evento realizado na Acisbs em junho deste ano, contudo, o secretário Jerry relatou que o governo estadual iria reavaliar os custos do projeto, agora na casa dos R$ 120 milhões.
Já com relação à SC-418, as informações repassadas no referido evento apontavam para obras em dois trechos, o primeiro deles entre o viaduto da BR-101 até o início da Serra Dona Francisca. Segundo o governo, as intervenções já passaram por licitação, mas moradores do distrito de Pirabeiraba manifestaram contrariedade às obras em audiência pública. O investimento previsto é de R$ 86 milhões.
Relativamente ao trecho entre a serra e o acesso a Bateias de Baixo, em Campo Alegre, até então a administração estadual afirmava que o projeto não estava pronto e que havia problemas de ordem ambiental, pois a rodovia corta a Área de Preservação Ambiental (APA) Serra Dona Francisca. Neste caso, o valor estimado para as obras é de R$ 150 milhões.
Planalto Norte
O programa lançado pelo governo catarinense vai contemplar três pontos no Planalto Norte. Serão beneficiados 12,1 km da Rodovia SC-114, trecho entre Itaiópolis e a BR-116; 34,5 km da SC-477, em Canoinhas, entre as BRs 280 e 166; e 12,53 km da SC-340, no distrito de Santa Cruz do Timbó, em Porto União.
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