Sábado, 3 de maio de 2025

São Bento possui mais de 6 mil moradores em áreas de risco, revela plano preventivo a desastres

Documento prevê ações e medidas de prevenção e atuação em caso de desastres no município

• Atualizado 13 horas atrás.

Apresentação foi realizada no auditótio da Prefeitura (Foto: Divulgação)

Em evento realizado na quarta-feira (30), no auditório da Prefeitura, foi oficialmente apresentado o Plano de Contingência para Gestão de Riscos e Gerenciamento de Desastres (Plancon) 2025-2026. O encontro contou com a presença de autoridades municipais, representantes da Defesa Civil Estadual e Regional, além de integrantes do Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, secretarias municipais e demais órgãos de segurança e atendimento à população.

O plano é um instrumento técnico e estratégico que orienta ações de prevenção, preparação e resposta em situações de emergência, com base em dados atualizados sobre riscos hidrológicos, geológicos e climáticos em São Bento do Sul. Um dos pontos centrais do documento é o mapeamento das 33 áreas de risco identificadas no município, que afetam 1.444 residências e aproximadamente 6.080 pessoas.

Durante a apresentação, o diretor do Departamento de Defesa Civil, Eduardo Pscheidt, reforçou que o plano não é apenas uma formalidade, mas um compromisso com a vida dos são-bentenses. “Cada ação prevista foi pensada para que, diante de um evento adverso, saibamos o que fazer, como fazer, quem acionar e de que forma agir. A Defesa Civil atua diariamente com prevenção, articulação e responsabilidade social”, destacou.

Eduardo também apresentou o panorama técnico das áreas vulneráveis da cidade, como a Vila Schwartz, no bairro Serra Alta, onde o problema central são os alagamentos. Além de outros pontos no bairro 25 de Julho, Centenário, interior, onde também há maior incidência de alagamentos e deslizamentos. Ele reforçou a importância do monitoramento contínuo e da articulação entre os setores. “Temos uma estrutura montada para atuar de forma preventiva e integrada, com apoio direto da prefeitura e da comunidade”, disse.

O evento marcou ainda o anúncio do simulado de desastre que será realizado no próximo dia 18 de maio, com foco em teste de resposta integrada, mobilização dos agentes públicos e comunicação com a população em situação de emergência.

Unidade Móvel
Uma das novidades também é a possibilidade de São Bento do Sul contar com uma Unidade Móvel de Atendimento da Defesa Civil. A proposta é transformar uma das três ambulâncias recentemente repassadas pelo Corpo de Bombeiros ao município em um veículo adaptado com sala de atendimento emergencial.

Conforme informado pela Prefeitura, os trâmites já estão em andamento, e a ideia é que a unidade funcione como projeto piloto inédito em Santa Catarina, permitindo ações mais rápidas em locais de difícil acesso, além de ampliar a estrutura de resposta em ocorrências críticas.

Leia a matéria completa no jornal impresso desta quinta (1º) e sexta-feira (2).


Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414 . Custa menos que um cafezinho por dia! ☕

Últimas notícias

Nesta sexta-feira um micro-ônibus com a delegação de Balneário Rincão se envolveu em um acidente (Foto: Divulgação)
download
WhatsApp Image 2025-05-02 at 17.55
Abertura Jasti 2025 - Jonei (13)
Design sem nome (3)

Mais lidas

WhatsApp Image 2025-05-01 at 10.50
WhatsApp Image 2025-04-25 at 11.32
pexels-cottonbro-10466266
Design sem nome (1)
Crianca-morta-em-carro-944x531

Notícias relacionadas