Com foco na inovação e na preservação cultural, a Prefeitura de São Bento do Sul, o município de Guimarães, em Portugal, e a Fundação Educacional da Região de Joinville (Furj/Univille) firmaram um Termo de Cooperação Técnica e Institucional.
A parceria integra o projeto InovaJuntos – Cooperação Urbana Triangular para Inovação e Sustentabilidade, coordenado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) no Brasil e pelo Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, em Portugal.
São Bento do Sul está envolvida em dois projetos paralelos. O primeiro é a restauração do prédio prefeito Manoel Tavares, onde está o setor de Turismo da Prefeitura. O projeto será desenvolvido junto com Guimarães e a referência internacional facilitará a obtenção dos recursos para o restauro. O segundo projeto é relacionado à inovação, através de uma experiência prática voltada à inovação na indústria.
O termo de cooperação foi assinado de forma remota em conferência na última semana. O prefeito Antonio Tomazini acompanhou a reunião no gabinete e, com a oportunidade, destacou o contentamento em ver que o município está em um projeto tão relevante. “Estamos orgulhosos. Esses projetos vão se desenvolver e vamos trabalhar intensamente para que eles sejam concluídos”, disse.
A secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Andréa Tamanine, o arquiteto Marcelo Levandowski e o prefeito de Guimarães, Osvaldo Gomes, conduziram a parceria a partir de Portugal.
O elo representa um marco significativo na promoção da colaboração internacional para o desenvolvimento sustentável e a preservação do patrimônio cultural, integrando a expertise de São Bento do Sul e Guimarães em um intercâmbio que visa fortalecer ambas as comunidades e contribuir para um futuro mais inovador e culturalmente rico.
“Foi uma grande oportunidade. São Bento conquistou esse espaço e disputou essa vaga entre muitos municípios. Estamos trabalhando para fazer o melhor para nossa cidade”, garantiu Andréa.
A iniciativa não conta com transferências financeiras entre as partes, o foco é conhecimento. O Termo de Cooperação terá validade de 1 ano, podendo ser renovável por acordo entre as partes.
Objetivo da cooperação
O termo visa estabelecer intercâmbio de informações técnicas e o conhecimento em duas áreas cruciais: o estudo sobre o modelo de governança de ecossistema de inovação e a preservação do patrimônio cultural material no âmbito das cidades inteligentes e sustentáveis.
Através da parceria, haverá troca de conhecimentos sobre conservação de centros históricos, fomento à continuidade dos intercâmbios em preservação do patrimônio, identificação de infraestrutura para inovação nos municípios, realização de um seminário integrado, entre outras ações.
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕