Domingo, 15 de junho de 2025

São Bento apoia o Maio Amarelo, movimento para refletir sobre o trânsito

Por:

• Atualizado 10 anos atrás.

O alto índice de acidentes no trânsito tem chamado a atenção da sociedade e se tornou uma das maiores causas de mortes no mundo. Para mobilizar e envolver a população, órgãos do governo, empresas, entidades e associações, foi criado o movimento internacional Maio Amarelo. A ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil tem como proposta colocar em pauta o tema segurança viária através da promoção de ações voltadas à conscientização.

O movimento, que está no seu segundo ano, chamou a atenção do Centro de Formação de Condutores Universal de São Bento do Sul. A autoescola abraçou a causa em busca da conscientização de condutores no trânsito. “Queremos despertar a comunidade e informar sobre a postura correta dos motoristas”, afirma um dos proprietários, Marcelo Knabben. De acordo com ele, a cor amarela reflete o sinal de advertência para reduzir os acidentes e as taxas de mortalidade no trânsito, especialmente.

Para contribuir e estimular a participação da sociedade, a autoescola realizará ações por toda a cidade através da distribuição de materiais educativos nas ruas e nas escolas. “Também queremos entrar em contato com a Prefeitura Municipal para realizar atividades integradas e conseguir uma maior abrangência para o movimento”, frisa. 

Estatísticas

Em 2009 a Organização Mundial da Saúde (OMS) contabilizou 1,3 milhão de mortos por acidente de trânsito em 178 países e pelo menos 3 mil vidas perdidas por dia nas estradas ou nas ruas. O Brasil ocupa o quinto lugar entre os países recordistas em mortes no trânsito, perdendo apenas para Índia, China, Estados Unidos da América e Rússia.

Símbolo do movimento
A marca segue a mesma proposta adotada por outros movimentos como de conscientização no combate ao câncer de mama, o de próstata, e a consolidada campanha de prevenção contra o vírus HIV. O laço amarelo foi escolhido propositalmente para tratar os acidentes de trânsito como uma verdadeira epidemia para que o cidadão siga um comportamento mais seguro e responsável.

Maio Amarelo não é uma campanha. Trata-se de um movimento que permite a população utilizar o símbolo em ações de conscientização não somente no mês de maio, mas durante o ano inteiro.

Últimas notícias

Prato com bacalhau acompanhado de legumes e taça de vinho tinto em uma mesa rústica com ingredientes ao fundo
CAPA FESTA JUNINA - Zuciane Peres (3)
Panela branca com quinoa, cogumelos e salsinha em cima de uma mesa de madeira
Avenida São Bento - Layra Olsen (2)
CAPA Komprão - Jonei (3)

Mais lidas

Notas de falecimento (site) (3)
WhatsApp Image 2025-06-10 at 13.56
WhatsApp Image 2025-01-03 at 14.50
Furto cão
Notas de falecimento (site) (4)

Notícias relacionadas