Terça-feira, 22 de abril de 2025

São-bentense tem o sonho de disputar o Mundial

A disputa de uma Copa do Mundo é uma realização para qualquer atleta de futebol, e a são-bentense Camila Martins Pereira, 19 anos, está próxima de conquistar esse sonho. Atuando há três anos no Kindermann, de Caçador, a lateral-esquerda está entre as convocadas para participar da Copa do Mundo Sub-20 de Futebol Feminino, que será disputada no Canadá, entre os dias 5 e 24 de agosto.

Camila joga futebol desde pequena, e boa parte da sua infância e pré-adolescência foi dedicada ao futsal. Há três anos, passou a jogar no campo, quando iniciou sua carreira no Kindermann. A lateral-esquerda conta que é destra e também pode atuar na direita, se necessário.

Esta é a primeira categoria de base da seleção que Camila participa. Sua primeira convocação veio em novembro do ano passado, para fazer parte da preparação para a disputa do Sul-Americano Sub-20, que seria disputado no início deste ano, no Uruguai. A jovem buscou seu espaço, se firmou no grupo, assumiu a posição de titular e acabou não saindo mais do time, com o Brasil sagrando-se campeão do torneio e garantindo uma vaga para participar do Mundial. Atualmente a seleção é comandada pelo técnico Doriva, campeão paulista de 2014 pelo Ituano, que manteve a jovem são-bentense entre as 11 iniciais.

De olho no Mundial
A preparação para o campeonato iniciou ontem e se estende até o dia 31. Ela será realizada no CT João Havelange, em Pinheiral – RJ e, no último dia deste mês, as atletas seguem para o Canadá para participar da competição mais importante da categoria. No total, 26 atletas foram convocadas para participar desta preparação, e 21 irão seguir para o Mundial.

Pouco incentivo

O pai da atleta, Edson Luiz Pereira, lembra que o futebol feminino está longe de receber a atenção que merece. “O futebol feminino não é um esporte muito valorizado e, na nossa cidade, não recebe muito incentivo”, diz, sem esquecer da função social que a atividade esportiva exerce. “Se recebesse mais apoio, poderia formar mais atletas, ou apenas dar-lhes outras oportunidades, nós temos muitas indústrias aqui que poderiam dar essa valorização ao esporte”, comenta.

Canadá 2014

Esta será a sétima edição da Copa do Mundo Sub-20 de Futebol Feminino, que é disputada a cada dois anos. O Canadá recebe a competição pela segunda vez, depois de sediar a primeira edição do evento, em 2002. São 16 equipes participantes, divididas em 4 grupos e que atuam em quatro cidades-sede.
O Brasil está no grupo B, mesma chave que China, EUA e Alemanha. Este é considerado o grupo mais forte dos quatro que participam do Mundial, pois conta com os atuais vencedores e vice-campeões da competição, EUA e Alemanha, respectivamente. A Seleção Brasileira estreia no dia 5, contra a China. Volta a campo no dia 8, para enfrentar os EUA e encerra sua participação na primeira fase no dia 12, contra a seleção da Alemanha.
Os EUA são os maiores vencedores do torneio, com três títulos. A Alemanha conquistou a competição duas vezes, e a Coréia do Norte tem uma taça. A melhor colocação do Brasil foi no Mundial de 2006, quando terminou no 3° lugar.

Camila fala sobra a oportunidade de vestir a camisa da seleção nacional mais uma vez em uma competição internacional. “Estar representando novamente a seleção é muito importante, não esperava tanto, mas sempre busquei chegar até aqui, é uma satisfação. Todo mundo quer estar na seleção, e eu tenho o prazer e a honra de vestir a amarelinha, é incrível”, diz.

Daqui a dois anos, serão disputados os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro, e Camila, que estará com 21 anos, pode estar no grupo que disputa o torneio. Representar a seleção na competição esportiva mais importante do mundo é um sonho que a atleta busca realizar. “É uma coisa que eu quero muito, espero seguir trabalhando no meu clube e realizar uma boa campanha também na seleção. Se tudo der certo, espero poder ser convocada para a principal”, comenta.

Assim como a maioria dos jovens atletas de futebol, Camila pensa em um dia atuar em outro país. ” Penso em jogar fora também, os campeonatos de outros países são mais valorizados”, comenta. E essa é uma chance de mostrar seu jogo para o mundo, já que a competição é rodeada de olheiros e de técnicos de grandes times de todo o planeta, além de ser transmitida em rede nacional, pela Band. “Essa é mais uma oportunidade de mostrar meu futebol e, quem sabe, de ir jogar fora do Brasil um dia”, conta.

Entre suas inspirações no mundo do futebol, a jovem tem como principal modelo a jogadora Marta, que atua no Tyresso, da Suécia, e já foi escolhida como a melhor do mundo pela Fifa, por cinco vezes consecutivas, entre 2006 e 2010. Na sua posição, diz se espelhar em Thamires, da seleção principal feminina, e em Marcelo, da masculina.

Camila lutou muito para conseguir chegar ao patamar em que chegou e diz que o importante é nunca deixar de acreditar. “Muitas meninas tentam e desistem, eu não parei, eu acreditei e segui”, frisa.

Últimas notícias

Máquina de funmaça Imagem do WhatsApp de 2025-04-22 à(s) 11.51
pexels-cottonbro-10466266
Creativity Day 2
Real Madruga
Vaticand-news_D24am

Mais lidas

Morte moto site
WhatsApp Image 2025-04-17 at 09.54
EIVs supermercados - FOTO Elvis Lozeiko (1)
Morte moto site
Dom João 2

Notícias relacionadas