O Instituto Santa Faustina é engajado em várias áreas de atuação, sendo uma delas dedicada à expressão artística, como dança, teatro e artes plásticas. Cerca de 40 alunos, de 8 a 18 anos, se dedicam aos ensaios e aos projetos que encantam, inspiram e transformam a vida dos participantes e da comunidade ao seu redor.
Recentemente, os jovens gravaram o EP. Visual – Galileu que, segundo um dos fundadores do instituto, Igor Eduardo Weigmann, foi um sucesso alcançando mais de 100 mil visualizações no Instagram. Agora, o trabalho tem como foco o Festival de Dança de Joinville, do qual os são-bentenses participam desde 2022. “Ano passado fomos premiados em terceiro lugar nos palcos abertos e este ano estamos expectantes para trazer mais uma premiação para casa. É muito bom levar para os palcos de Joinville um pouco de espiritualidade”, afirma.
Além disso, o grupo está se dedicando aos ensaios do espetáculo “Mariano”. A peça será apresentada no dia 4 de maio, no Centro Social da Igreja Matriz Puríssimo Coração de Maria, local que normalmente recebe os musicais do Santa Faustina.
No momento, as vagas para o núcleo artístico estão fechadas, mas a intenção é abrir novas matrículas em agosto, depois do Festival joinvilense. Hoje, são três turmas dedicadas a esse fim. Dois grupos, um de crianças de 8 a 12 anos e outro de adolescentes com mais de 12 anos, costumam se reunir no salão da Capela Nossa Senhora de Nazaré e Santo Antônio, na Vila São Paulo. Há, ainda, uma turma mista que se encontra na sala São João Paulo II, na Igreja Matriz do Centro.
Conheça o Instituto
O Instituto Santa Faustina é uma missão de evangelização católica, que tem por propósito principal ser um lugar de acolhida e misericórdia para os adolescentes e suas famílias. “Hoje atuamos principalmente através das artes, mas também temos o caráter formativo, onde ensinamos os alunos sobre a fé católica e desenvolvimento humano. Além disso, trabalhamos no pastoreio destes adolescentes e suas famílias”, esclarece.
A organização nasceu em 2019 na Paróquia Puríssimo Coração de Maria, fundada pelos professores Carlos Henrique Cavalcante Barbon, Isabela Schreiner de Souza e Igor, os três missionários da Comunidade Católica Colo de Deus. O público-alvo são as crianças, jovens e adolescentes, no entanto, também é feito um trabalho especial com as famílias e com aqueles que estão afastados da Igreja. “Os alunos não precisam ser necessariamente católicos, contudo, os pais precisam entender e aceitar que todo nosso pastoreio e formações são da doutrina católica, e para fazer parte do projeto eles precisam participar destes momentos formativos”, declara.
Já toda a verba destinada para essa missão é recorrente de promoções e de doações de benfeitores que procuram conhecer mais o instituto. Informações: @institutosantafaustina no Instagram.
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕