Segunda-feira, 28 de abril de 2025

Samae se manifesta após reclamações com a coleta seletiva em São Bento

Moradores de diversos bairros da cidade continuam enfrentando dificuldades com a coleta seletiva

• Atualizado 24 dias atrás.

Moradores de diversos bairros da cidade continuam enfrentando dificuldades com a coleta seletiva e a distribuição das sacolas laranjas, necessárias para separar os materiais recicláveis. Na última semana, uma reportagem sobre o assunto foi divulgada por A Gazeta para identificar as principais causas desses problemas. Mesmo assim, leitores e seguidores que acompanham o jornal no Instagram (@gazetasbs) entraram em contato para solicitar uma posição do Samae referente aos novos acontecimentos.

Uma seguidora relatou que ainda não recebeu a sacola laranja para separar os materiais recicláveis, apesar de o cronograma indicar que todos os moradores da Rua Governador Pedro Ivo, no bairro 25 de Julho, já deveriam ter recebido o kit. Ela também demonstrou preocupação com o fato de que outros moradores da mesma rua não receberam as sacolas e questionou como poderia solicitar a entrega para todos.

Outra reclamação veio de uma moradora do bairro Oxford, que afirmou que o caminhão de coleta seletiva, previsto para passar aos sábados, não tem cumprido o cronograma. Uma situação semelhante foi relatada por uma moradora da Rua Egon Hussmann, no Centro. Ela informou que os sacos laranjas ficaram dias sem ser recolhidos, o que obrigou os residentes a armazenarem o lixo reciclável em suas residências por períodos prolongados.

Outro leitor, residente da Rua Manoel Pedro Elias, no bairro Schramm, relatou que desde o dia 1º de julho vem tendo transtornos com a coleta. “Os dias informados da programação são terças e quintas, e o caminhão não está passando. Nas primeiras semanas, o caminhão passou na segunda-feira e depois não passou mais nenhum dia, não cumprindo os horários informados”, disse.

Samae
Em resposta, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) afirmou que, a princípio, todos os residentes do bairro 25 de Julho deveriam ter recebido os kits de coleta seletiva. Mesmo assim, a autarquia se comprometeu a verificar com os entregadores se houve alguma falha no endereço relatado ou outro problema.

Diante das falhas na coleta seletiva, Paulo Schwirkowski, diretor do Departamento de Resíduos Sólidos Urbanos do Samae, informou que abriu um chamado para a empresa Transresíduos, responsável pela coleta seletiva, para verificar o porquê das falhas tanto no bairro Oxford quanto na área central da cidade. No caso da Rua Manoel Pedro Elias, o Samae está monitorando pelo sistema de rastreamento via GPS a passagem do caminhão para verificar se está sendo feita a coleta. Além disso, um servidor do Samae estará acompanhando a situação para conferir se há alguma falha na logística.


  • YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.

Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕

Últimas notícias

WhatsApp Image 2025-04-27 at 10.52
MIX - Leilão sem interessados - FOTO Elvis Lozeiko (1)
Imagem do WhatsApp de 2025-04-25 às 13_56_54_acaebd28
PINTURA CHOCOLATE - Christian Hacke (33)
Crianca-morta-em-carro-944x531

Mais lidas

WhatsApp Image 2024-08-29 at 16.49
Dom João 2
WhatsApp Image 2025-04-25 at 11.32
Morte moto site
pexels-cottonbro-10466266

Notícias relacionadas