Desde o início do mês, São Bento do Sul passa por uma reestruturação na logística de coleta seletiva de lixo, organizada pelo Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae). A mudança tinha como objetivo melhorar a eficiência da coleta, mas acabou gerando confusão entre os moradores, que não se adaptaram às novas datas e horários do recolhimento dos materiais. Além disso, as rotas foram modificadas nas divisas de bairros, fazendo inclusive com que o caminhão de coleta não passasse nos novos trajetos definidos.
As mudanças nos dias de coleta pegaram muitos moradores de surpresa, deixando-os incertos sobre quando colocar o lixo para fora de casa. Muitos relatam que, anteriormente, já tinham uma rotina estabelecida. O problema maior é que estão deixando os recicláveis nos novos dias repassados, mas eles não estão sendo recolhidos pela empresa responsável. Casos como este foram identificados nos bairros Colonial, Schramm, 25 de Julho, Boehmerwald e área central, conforme relatos de leitores de A Gazeta.
O que diz o Samae
O Samae explicou que as mudanças visam solucionar problemas de rotas e melhorar a eficiência da coleta, especialmente nas divisas de bairros. As novas rotas foram definidas a partir de estudos realizados pela equipe do setor de resíduos sólidos da autarquia e pela empresa prestadora do serviço, a Transresíduos.
“Para efetivar a alteração de rotas, no mês de junho de 2024 houve ampla divulgação midiática em blogs, jornais impressos e rádios do município, para que a população pudesse se organizar com os novos dias em que a coleta seletiva estaria passando em seu bairro, evitando que os materiais recicláveis não fossem coletados das residências. Contudo, por tratar-se de um momento de mudança, ocorreram alguns problemas pontuais quanto à coleta em alguns locais da cidade nas duas primeiras semanas do novo cronograma. Tais situações foram mapeadas e os problemas sanados pelos responsáveis, estando o novo cronograma sendo realizado de maneira adequada atualmente”, afirmou o diretor do departamento de Resíduos Sólidos Urbanos do Samae, Paulo Schwirkowski.
Para auxiliar, Schwirkowski também ponderou que o Samae conta com canais abertos de comunicação para que os casos em que são verificadas falhas na coleta seletiva possam ser relatados e corrigidos imediatamente. O Samae orienta que qualquer problema ou dúvida deve ser reportado diretamente à autarquia, podendo ligar para o telefone 3631-3900.
Coleta seletiva
– Segunda-feira: Área Central, Centro, Centenário, Brasília, Bela Aliança, Mato Preto e Dona Francisca
– Terça-feira: Área Central, Progresso, Schramm, Cruzeiro, Rio Negro e 25 de Julho
– Quarta-feira: Área Central, Rio Vermelho, Lençol, Industrial Sudoeste, Serra Alta e Colonial
– Quinta-feira: Área Central, Progresso, Schramm, Cruzeiro, Rio Negro e 25 de Julho
– Sexta-feira: Área Central, Centro, Centenário, Brasília e Bela Aliança
– Sábado: Área Central, Boehmerwald, Alpino, Alpestre e Oxford
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕