Sábado, 19 de abril de 2025

Saiba como descartar corretamente o lixo eletrônico

• Atualizado 1 anos atrás.

A Startup Recolete busca auxiliar no mecanismo de coleta do lixo eletrônico. A equipe desenvolve o projeto em São Bento do Sul e participou do evento “Startup Weekend”, organizado pela Techstar no início do mês. O evento reuniu empreendedores, desenvolvedores e designers para transformar ideias em ações em um curto espaço de tempo.

A equipe de fundadores inclui Genésio Ferreira, Henrique Costa, Giancarlo Perreto, Mateus Fernandes e Talissonn Buchinguer. Juntos, eles constroem o projeto para implantar definitivamente a iniciativa. O principal objetivo da Recolete é conectar pessoas com lixo eletrônico em suas casas a empresas especializadas na coleta e reciclagem desse material.

“Ao oferecer uma solução simples e acessível, promovemos o descarte correto e responsável. Ao garantir que esses materiais alcancem empresas especializadas, apoiamos um ciclo mais sustentável de consumo e produção”, destacou Genésio Ferreira.

Henrique Costa, membro da equipe, informa que itens eletrônicos não coletados prejudicam o meio ambiente, devido à presença de materiais tóxicos e metais pesados em sua composição. “Se o descarte for incorreto, esses equipamentos contaminam o solo e a água. A Recolete observou que o Brasil produz 2 milhões de toneladas de lixo eletrônico por ano, mas apenas 3% são reciclados adequadamente. Com base nesses dados, começamos a startup”, afirmou.

Em uma pesquisa feita em São Bento, 45% dos 100 entrevistados disseram desconhecer o local correto de descarte, e cerca de 30% dos que descartaram de forma correta também não tinham certeza se estavam fazendo o certo, identificando a necessidade de orientação. “Parte da nossa missão é educar as pessoas sobre a importância do descarte apropriado do lixo eletrônico e os riscos de não fazê-lo”, concluiu Henrique.

Contribua
A Recolete lançou um site recolete.com.br para que os moradores de São Bento do Sul possam cadastrar equipamentos para descarte, fornecer o endereço de coleta e agendar a retirada gratuitamente. Em caso de dúvidas, podem contatar pelo WhatsApp no número (47) 99919-8263.

  • YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.

Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕

Últimas notícias

WhatsApp Image 2025-04-17 at 16.18
sirene-pm-iml-igp-morte_12426-750x430
igreja-cristo-rei-26273-1
Padre Humberto - Zuciane Peres (1)
WhatsApp Image 2025-04-16 at 12.11

Mais lidas

corpo-27498
visita-tecnica-havan-2-27563
tumulto-na-camara-27492
forum-da-comarca-27578
magda-elizabeth-27501

Notícias relacionadas