A terceira edição do Ratones Festival já tem data definida: 25 de outubro. A informação foi confirmada no início da noite de quarta-feira, quando integrantes da comissão organizadora do evento estiveram na sede da Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC) de São Bento do Sul. Cristiano “Rato” Fendrich, Luis Gustavo Erzinger e Marcos Wielewski se reuniram com a presidente da entidade, Olívia Schultz Fendrich, e com Kátia Tureck e Norma Weber, respectivamente presidente do conselho fiscal e segunda tesoureira. A escolha pela RFCC deve-se à ligação que a entidade tem com o tema. Em 2012, Rato descobriu que estava com uma neoplasia maligna, ou seja, um câncer. Tão logo membros de bandas de rock de São Bento do Sul souberam da notícia, trataram de organizar a primeira edição do festival para auxiliá-lo a pagar exames e cirurgia.
Estrutura
A RFCC conta com atuação voluntária de aproximadamente 30 senhoras da sociedade, as quais dedicam parte do seu tempo aos trabalhos na entidade. Fundada em 1999, a Rede Feminina está sediada no Centro, rua Adolfo Weber Sênior, e sua sede está passando por reformas e ampliação para atender à crescente demanda de atendimento.
Cuidado com o golpe
A presidente denunciou que um motociclista tem passado mensalmente em residências recolhendo R$ 10, dizendo-se representante da RFCC. “A rede não passa nas casas para fazer cobranças”, alerta Olívia sobre o golpe.
Contatos
A organização do festival pode ser contatada pelo e-mail ratonesfestival@gmail.com. Já os contatos da Rede Feminina de Combate ao Câncer são os telefones 3633-7409 e 9682-1414. O site da entidade é o www.redefemininasaobento.com.br.
Em 2013, com o guitarrista da banda Rockfellers e produtor musical já curado, o evento foi mantido – e ampliado –, e a RFCC foi escolhida para ser contemplada com o lucro do festival, que ficou em R$ 4.930. Mais de 600 pagantes compareceram à Sociedade Desportiva Bandeirantes na noite do dia 2 de novembro para acompanhar as apresentações voluntárias de oito bandas e contribuir com a causa. De acordo com os organizadores, extraoficialmente está decidido que a terceira edição começará à tarde, por volta das 16 horas, seguindo até a madrugada, reunido, a princípio, 14 bandas. A Rede Feminina disponibilizará voluntárias para atuar na portaria do evento e deve ser um dos pontos de venda de ingresso. O festival também contará com outros apoiadores, como o próprio Bandeirantes, entre outros.
Pacientes masculinos
A RFCC também atende ao público masculino. Durante o Agosto Azul, no ano passado, por exemplo, em uma única campanha, foram atendidos mais de 350 homens na sede da entidade. Eles realizaram a coleta de sangue, gratuitamente, para exame de próstata. Em 2013, a mãe de um adolescente de 14 anos descobriu que o filho estava com um nódulo no seio. “Os homens não estão acostumados a fazer o autoexame, apalpando-se”, esclarece. Neste ano, a RFCC ainda decidirá se irá aderir ao Agosto Azul novamente.