A cidade de São Bento do Sul foi destaque nacional neste domingo (29), com a exibição de uma reportagem especial no programa Globo Rural, da TV Globo. Durante quatro minutos, o público de todo o país conheceu o Câmbio Verde, programa que troca materiais recicláveis por alimentos frescos, incentivando a reciclagem e fortalecendo a agricultura familiar.
Gravada no dia 16 de maio, a matéria mostrou como a iniciativa, criada em 2023, já vem mudando a realidade de muitos moradores, agricultores e também os índices ambientais do município. A reportagem incluiu entrevistas com agricultores locais, representantes do Samae, consumidores e até crianças que participaram da entrega dos recicláveis.

Como funciona?
A cada 2 quilos de materiais recicláveis, o morador recebe R$ 1 em crédito para trocar por alimentos frescos produzidos localmente. Quem realiza o pagamento aos produtores é o Samae, dentro de um modelo legal e transparente.
Os alimentos disponíveis nas feiras vêm de produtores vinculados à Coopercat e à Aprosul, e incluem frutas, verduras e hortaliças. O projeto é uma parceria entre o Samae, a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Epagri, Coopercat e Aprosul.
Resultados concretos
Desde o início do programa, mais de 130 toneladas de recicláveis já foram entregues pelos moradores, resultando na comercialização de mais de 20 toneladas de alimentos. A média mensal de repasses do Samae aos agricultores gira em torno de R$ 10 mil, tudo devidamente regulamentado.
Os impactos já podem ser percebidos nos números da cidade. De acordo com a reportagem e dados oficiais, o índice de reciclagem em São Bento do Sul saltou de 5% para 34% desde o ano passado — resultado de um conjunto de ações, mas com contribuição expressiva do Câmbio Verde.
Desde infância
A matéria mostrou também o envolvimento de famílias e crianças na ação. Muitas crianças participaram das trocas e entenderam na prática o valor de cuidar do meio ambiente. O engajamento popular tem sido um dos pilares do sucesso do programa.

Em maio deste ano, por exemplo, São Bento do Sul coletou 1.593,07 toneladas de resíduos. Desse total, 284,53 toneladas foram recicladas, o que representa 17,86% de aproveitamento geral. O Câmbio Verde contribuiu com 1,25 tonelada, reforçando a importância da participação popular.
Materiais aceitos para troca:
– Plástico: Sacos, sacolas, potes, brinquedos, isopor, copos plásticos, embalagens PET;
– Metal: Latas de bebidas, desodorantes, arames, alumínio, ferragens, bandejas e panelas, tampas de garrafa;
– Papel: Caixas, cadernos, jornais, revistas, papelão, embalagens Tetra Pak;
– Vidro: Garrafas, copos, vasos, frascos – quebrados ou não.
Assista
Assista à reportagem completa diretamente pelo Globoplay: globoplay.globo.com/v/13715852
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414 . Custa menos que um cafezinho por dia! ☕