Programa realizado em São Bento do Sul é destaque em reportagem do Globo Rural

• Atualizado 7 horas atrás.

Programa "Câmbio Verde" apareceu no Globo Rural, na manhã de domingo (29) (Foto: Reprodução / TV Globo)

A cidade de São Bento do Sul foi destaque nacional neste domingo (29), com a exibição de uma reportagem especial no programa Globo Rural, da TV Globo. Durante quatro minutos, o público de todo o país conheceu o Câmbio Verde, programa que troca materiais recicláveis por alimentos frescos, incentivando a reciclagem e fortalecendo a agricultura familiar.

Gravada no dia 16 de maio, a matéria mostrou como a iniciativa, criada em 2023, já vem mudando a realidade de muitos moradores, agricultores e também os índices ambientais do município. A reportagem incluiu entrevistas com agricultores locais, representantes do Samae, consumidores e até crianças que participaram da entrega dos recicláveis.

Programa da Rede Globo deu destaque para iniciativa realizada em São Bento (Foto: Reprodução / TV Globo)

Como funciona?
A cada 2 quilos de materiais recicláveis, o morador recebe R$ 1 em crédito para trocar por alimentos frescos produzidos localmente. Quem realiza o pagamento aos produtores é o Samae, dentro de um modelo legal e transparente.

Os alimentos disponíveis nas feiras vêm de produtores vinculados à Coopercat e à Aprosul, e incluem frutas, verduras e hortaliças. O projeto é uma parceria entre o Samae, a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Epagri, Coopercat e Aprosul.

Resultados concretos
Desde o início do programa, mais de 130 toneladas de recicláveis já foram entregues pelos moradores, resultando na comercialização de mais de 20 toneladas de alimentos. A média mensal de repasses do Samae aos agricultores gira em torno de R$ 10 mil, tudo devidamente regulamentado.

Os impactos já podem ser percebidos nos números da cidade. De acordo com a reportagem e dados oficiais, o índice de reciclagem em São Bento do Sul saltou de 5% para 34% desde o ano passado — resultado de um conjunto de ações, mas com contribuição expressiva do Câmbio Verde.

Desde infância
A matéria mostrou também o envolvimento de famílias e crianças na ação. Muitas crianças participaram das trocas e entenderam na prática o valor de cuidar do meio ambiente. O engajamento popular tem sido um dos pilares do sucesso do programa.

Jovem Thaeme também deu bom exemplo na televisão (Foto: Reprodução / TV Globo)

Em maio deste ano, por exemplo, São Bento do Sul coletou 1.593,07 toneladas de resíduos. Desse total, 284,53 toneladas foram recicladas, o que representa 17,86% de aproveitamento geral. O Câmbio Verde contribuiu com 1,25 tonelada, reforçando a importância da participação popular.

Materiais aceitos para troca:
– Plástico:
 Sacos, sacolas, potes, brinquedos, isopor, copos plásticos, embalagens PET;

– Metal: Latas de bebidas, desodorantes, arames, alumínio, ferragens, bandejas e panelas, tampas de garrafa;

– Papel: Caixas, cadernos, jornais, revistas, papelão, embalagens Tetra Pak;

– Vidro: Garrafas, copos, vasos, frascos – quebrados ou não.

Assista
Assista à reportagem completa diretamente pelo Globoplay: globoplay.globo.com/v/13715852


Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414 . Custa menos que um cafezinho por dia! ☕

Últimas notícias

Ronnie e Gilmar
WhatsApp Image 2025-06-30 at 19.56
Casal usando roupas de academia treinando com peso
motociclista-perde-a-perna-em-brusque-1300x731
desenho de intestino em papel branco com alimentos, como feijão, frutas, grãos e sementes, em volta

Mais lidas

Abordagens boate
WhatsApp-Image-2025-01-03-at-14.50
Notas de falecimento (site) (4)
acidente bairro brasília
irmas-sao-brutalmente-assassinadas-em-suposta-disputa-por-terras-em-sc

Notícias relacionadas