O secretário de Desenvolvimento Regional, Wellington Bielecki, assinou sexta-feira a ordem de autorização para contratação de empresa especializada para a construção da penitenciária em São Bento do Sul. Os projetos a serem licitados são de planialtimétrico; projeto de terraplanagem, sondagem de solos; projeto de drenagem e projeto topográfico.
O valor total da obra será de R$ 17 milhões, sendo que a penitenciária industrial − que faz parte do Pacto por Santa Catarina − contará com 360 vagas e seguirá os moldes da unidade instalada em Joinville. A área para trabalho dos detentos deverá seguir o projeto padrão da secretaria. Os recursos já foram descentralizados e autorizados. O secretário afirma ainda que a questão burocrática já está bem adiantada.
A questão de localização do presídio em São Bento do Sul já está sacramentada, uma vez que o judiciário apontou dados que mostram que 80% dos detentos de Mafra são de origem de São Bento do Sul e Rio Negrinho. A unidade prisional em funcionamento no município implica também na ordem econômica, com o deslocamento dos detentos para julgamento de Mafra para São Bento do Sul ou Rio Negrinho, mobilização de viaturas e, em alguns casos, escoltas para as audiências.