“Entre a quinta e a sexta-feira, o processo de formação de uma frente fria associada a um ciclone extratropical entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai provoca temporais e chuva intensa em Santa Catarina”, comunicaram quarta-feira (01) a Defesa Civil Estadual e o Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia (Ciram). Segundo os órgãos, inicialmente a parte mais oeste do Estado deve ser atingida, mas sexta-feira (03) as chuvas se espalham para as demais regiões catarinenses.
“Em todas as regiões, podem ser observados pontuais acima dos valores previstos. Há risco para alagamentos, enxurradas, destelhamentos, danos na rede elétrica e queda de galhos e árvores”, explicaram os órgãos, em nota-conjunta, afirmando que no Planalto Norte os acumulados devem ficar entre 50 e 80 milímetros (mm).
Emitida quarta-feira (01), a previsão afirma que nesta sexta-feira (03) o deslocamento de uma frente fria e a atuação de um ciclone extratropical vai causar as condições chuvosas. Porém, para sábado (04) há possibilidade de melhora do tempo, com sol em todas as regiões de Santa Catarina, conforme a meteorologista Gilsânia Cruz, do Ciram, que integra a estrutura da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Epagri).
Especificamente para São Bento do Sul e municípios vizinhos, a chuva deve chegar a 8,6mm na quinta-feira (02) e 37,6mm sexta-feira (03), total de 46,2mm, com temperaturas entre 12ºC e 20ºC. Para sábado (04) e domingo (05), a previsão afirma que não vai chover, enquanto os termômetros devem ficar entre 8ºC e 23ºC.
Entre a tarde de domingo e a tarde desta quarta-feira, as estações da Epagri/Ciram na região marcaram temperaturas entre 15,15ºC e 28,43ºC, com 45,8mm de chuva em Rio Negrinho, 34,6mm de chuva em São Bento e 25,8mm em Campo Alegre.
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕