Um ponto de alagamento constante em São Bento do Sul é a Rua Frederico Keil, no bairro Schramm. “O que não entendemos é que o pessoal vem, olha, olha, olha, mas ninguém sabe informar a solução”, comenta um leitor. Conforme nota enviada pela assessoria de imprensa da Prefeitura, o problema no local não é tão simples de ser resolvido. Confira o comunicado, na íntegra:
O problema registrado na Rua Frederico Keil, no bairro Schramm, ocorre devido à tubulação pluvial principal, composta por tubos de 1 metro de diâmetro, receber tubulações secundárias com 1 metro de diâmetro, 60 cm de diâmetro e outras de 40 cm de diâmetro, e isto ocasiona um excesso de vazão de água durante as enxurradas que a tubulação principal não suporta.
Abrir a via para uma simples substituição de tubulação é uma tarefa extremamente complexa, pois parte da tubulação está a 5 metros de profundidade e muito próxima à construções e edificações que foram realizadas ao longo dos anos, e seriam comprometidas se a via fosse aberta para o trabalho desta tubulação antiga.
Opções como implantação de uma segunda rede de tubulação também são estudadas com cautela, pois o solo com grande parte de banhado poderia comprometer a tubulação antiga instalada no local.
Estuda-se uma forma para solucionar definitivamente o problema da via, mas ainda em fase de discussão.