Prestes a completar 121 anos, o prédio que abriga o Departamento de Turismo de São Bento do Sul há tempos precisa de melhorias. A restauração do prédio histórico localizado na Praça Jardim dos Imigrantes já foi anunciada, inclusive. Atualmente, conforme a assessoria da Prefeitura, ocorre a elaboração do projeto de restauro, sob responsabilidade do escritório Land5 Arquitetura e Urbanismo, com a colaboração direta da arquiteta portuguesa Alexandra Gesta, especialista em patrimônio histórico e responsável por projetos reconhecidos pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
Atualmente, a equipe trabalha na fase de desenvolvimento técnico do restauro, com base em etapas anteriores – no caso, o mapeamento de danos (serviço executado pela própria Prefeitura), identificando as patologias presentes na estrutura da edificação. “Também foram realizadas prospecções pictóricas, com o objetivo de analisar as diferentes camadas de tinta aplicadas ao longo do tempo e identificar possíveis pinturas decorativas nos diversos ambientes do imóvel”, explica a assessoria.
Após a conclusão do projeto de restauro, continua a assessoria do governo municipal, serão contratados – ainda este ano – os projetos complementares que irão adaptar a edificação ao novo uso: um espaço com acessibilidade para apoio ao turismo, valorizando a memória da edificação e ampliando sua função social e cultural.
Como começou
Os primeiros trâmites do trabalho iniciaram com a parceria do curso de Arquitetura da Universidade da Região de Joinville (Univille) de São Bento do Sul, que realizou o levantamento arquitetônico da edificação. Mas, antes disso, ainda em 2021, foi desenvolvida uma ação via projeto InovaJuntos – Cooperação Urbana Triangular para Inovação e Sustentabilidade, coordenado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), no Brasil, e pelo Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, em Portugal.
Por isso, a restauração é resultado de uma colaboração entre Brasil e Portugal. Em maio de 2024, representantes da cidade portuguesa de Guimarães – reconhecida como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco – estiveram em São Bento do Sul para fortalecer os laços com a administração municipal e acompanhar o andamento das ações conjuntas sobre o prédio.
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414 . Custa menos que um cafezinho por dia! ☕