Às 16h59 de sexta-feira, será encerrado o prazo para inscrições de projetos no Edital de Apoio à Cultura de São Bento do Sul. Neste ano, há R$ 180 mil à disposição, via Fundo Municipal de Cultura, com orçamento máximo de R$ 18 mil por projeto, nas mais diferentes áreas, como música (shows, festivais, bandas, orquestras, concertos, gravação de CDs, gravação e replicação de CD ou vinil), artes cênicas (teatro, dança, circo, ópera), literatura (edição e publicação de livros, pesquisas, contação de histórias, produções literárias), artes visuais/audiovisual (fotografia, artes plásticas, artes gráficas tecnológicas, cinema, vídeo, internet, televisão, radiodifusão cultural), acervo/patrimônio histórico (patrimônio material e imaterial, museus, arquivos, bibliotecas, restauração) e manifestações populares (folclore, artesanatos, festas populares, gastronomia).
Na íntegra
A íntegra do edital e os anexos para apresentação de projetos estão disponíveis desde o dia 28 de fevereiro, no site da Prefeitura de São Bento do Sul, o www.saobentodosul.sc.gov.br.
Mais informações pelo telefone 3631-6043 e pelo e-mail fcluiz@saobentodosul.sc.gov.br.
Podem participar pessoas jurídicas de direito privado (sem fins lucrativos) declaradas de utilidade pública municipal e pessoas físicas responsáveis por projetos de caráter cultural. Os proponentes devem residir em São Bento do Sul há pelo menos dois anos. Tanto as pessoas físicas quanto as jurídicas precisam apresentar todos os documentos exigidos no edital, sob pena de desclassificação automática. Neste ano, ao contrário de períodos anteriores, não há necessidade de apresentação da declaração da Serasa. Até quinta-feira, a Fundação Cultural fará uma pré-avaliação dos projetos quanto ao preenchimento formal dos mesmos, informando aos proponentes eventuais adequações necessárias.
A Comissão Municipal de Incentivo à Cultura fará a análise dos projetos, atribuindo pontuações de acordo com uma série de critérios, como o mérito artístico e cultural, o currículo do proponente, a viabilidade e coerência do orçamento, a contrapartida social, o caráter inovador do projeto e outros. Os proponentes que tiverem seus projetos aprovados terão quinze dias úteis para firmar contrato com a Fundação Cultural, recebendo o recurso em parcela única, em conta específica. Os projetos deverão ser executados em até doze meses a partir do recebimento da verba. Os resultados serão divulgados no Diário Oficial dos Municípios, provavelmente no dia 9 de maio.