Segunda-feira, 7 de abril de 2025

Placas de identificação de bens tombados serão trocadas em São Bento

• Atualizado 1 anos atrás.

Durante anos, elas indicaram os imóveis tombados de São Bento do Sul. Algumas já estavam deterioradas pela ação do tempo e precisavam ser substituídas. Foi isso que aconteceu com as placas de identificação dos bens tombados do munícipio, que foram retiradas no final de semana pelos voluntários da JCI São Bento do Sul.

A ação faz parte do projeto “Nossa história e memórias vivas através da preservação”, que foi aprovada pelo Edital Arno Fendrich de Apoio à Cultura.

De acordo com a proponente do projeto, Patricia Sara Hannemann Weitner, os materiais tinham sido instalados em 2010, sendo que apenas 45 lugares haviam recebidos as identificações, o que já não condiz com a quantidade de bens tombados que existem no munícipio. “Agora serão 70 placas”, conta.

A instalação acontecerá no próximo mês, em comemoração ao aniversário de 150 do munícipio. As novas peças também serão de acrílico, com a gravação UV, que será feita diretamente na superfície, dispensando a utilização de adesivos e adicionando um visual mais moderno. “As placas antigas tinham uma película atrás e com o tempo com sol e chuva, com as intempéries do tempo, foi se deteriorando”, menciona.

Outra novidade será a inserção do QR Code. Em parceria com o Consórcio Quiriri e a Rota do Patrimônio, trará informações mais detalhadas sobre a história do imóvel. “Até tinha alguns que não tinham a descrição completa, e nós, da JCI, fomos atrás dessas atualizações”, explica.

Exposição e seminário
Para fazer a instalação, eles foram atrás dos órgãos responsáveis pelos tombamentos em todas as esferas públicas, além da autorização dos proprietários dos locais. Mas antes das placas ocuparem seu devido lugar, a JCI fará uma exposição com as 70 placas, para que os visitantes consigam apreciar um pouco da história do munícipio.

“A ideia é fazer no começo de setembro, estamos analisando como vamos fazer e depois já instalar as placas”, garante.

Também, no dia 19 de setembro, acontecerá o 2º Seminário de Patrimônio Histórico de São Bento do Sul, no Centro Cultural Dr. Genésio Tureck. Durante o evento serão abordados questões relacionadas ao turismo, valores culturais e arquitetura. O seminário poderá ser aproveitado por proprietários de imóveis tombados, arquitetos, acadêmicos da área e também pela comunidade em geral.

A expectativa é de que os participantes obtenham uma visão mais clara da importância do patrimônio tombado e uma maior consciência e engajamento quanto a preservação da identidade cultural.

Quem tiver interesse em participar, as inscrições estão abertas e podem ser feitas através do 98859-5729.

  • YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.

Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕

Últimas notícias

corpo-27498
visita-tecnica-havan-2-27563
tumulto-na-camara-27492
forum-da-comarca-27578
magda-elizabeth-27501

Mais lidas

MIX - AMORMIAU
Golpe
verdetec (2)
Ceppli
Câmara de São Bento do Sul

Notícias relacionadas