Terça-feira, 29 de abril de 2025

Palestra gratuita para artistas empreendedores ocorre nesta sexta-feira em Rio Negrinho

Evento gratuito terá como ministrante Geane Silva Saggioratto

• Atualizado 25 dias atrás.

Com a proposta de trazer conhecimento profissional para a base da produção cultural, acontece nesta sexta-feira (7) a oficina “O Artista Empreendedor” com Geane Silva Saggioratto. O evento, que é gratuito, falará da elaboração e formatação de uma ideia dentro da linguagem e padrões exigidos, apontando metas, necessidades, custos, entre outros, aumentando o poder avaliativo e competitivo de um projeto, tanto no âmbito do poder público ou no privado e, principalmente, levando ao artista a consciência das necessidades para ter sucesso.

“A profissão de produtor cultural ou de uma figura que o valha dentro de um grupo de fazedores de cultura é escassa em muitos municípios, deixando artistas à deriva para formatarem suas ideias e executarem seus projetos”, comenta Geane, destacando ainda que a oficina percorre sete municípios catarinenses, todos localizados no norte, valorizando a produção artística da região. Em Rio Negrinho a oficina acontecerá das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30, na Rua 13 de dezembro, piso superior da rodoviária, junto a Fundação Municipal de Cultura.

“É comum o artista buscar conhecimento e aprendizado específicos para criação artística, desconhecendo, porém, o aprendizado técnico para elaborar um projeto, melhorando a valoração de sua ideia, de seu projeto. A falta desse conhecimento técnico leva o grupo ou cia a dependência de produções limitadas por verbas escassas ou quase inexistentes. Também é escassa a oportunidade de ter esse aprendizado presencial dentro do município, de forma gratuita e em linguagem acessível como será realizada a oficina”, explica.

Ela destaca ainda a efervescência da cultura e circulação de verbas destinadas à reconstrução cultural no país, mas enfatiza que o repasse dessas verbas obedecem a critérios de leis e a critérios de seleção, portanto, por mais simples que seja o edital e suas exigências, se faz necessário ter o mínimo de conhecimento técnico para elaborar uma ideia artística e formatá-la, criando assim um projeto. “A oficina vem fomentar o desejo do empreendedorismo, do aprendizado para produtores iniciantes, artistas de cias, grupos e coletivos”, aponta.

Sobre a palestrante
Coordenadora de Projetos na Secretaria de Turismo e Cultura de Itapoá, a palestrante é Bacharel em Artes Cênicas (interpretação) pela PUC/PR. Fez Direção de Produção pelo SATED/PR (Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversão no Estado do Paraná) e possui ainda Pós-Graduação em Gestão, Produção e Promoção Cultural pela UTP (Universidade Tuiuti do Paraná).

A palestra é viabilizada por meio do edital Elisabete Anderle, e tem o apoio da Prefeitura de Rio Negrinho. Informações podem ser obtidas pelo telefone (47) 3644-1665.


  • YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.

Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕

Últimas notícias

20231102_131516
Sede do Samae
luizinho Petreça
Fumo - Christian Hacke (6)
Jasti

Mais lidas

WhatsApp Image 2024-08-29 at 16.49
WhatsApp Image 2025-04-25 at 11.32
Dom João 2
pexels-cottonbro-10466266
Crianca-morta-em-carro-944x531

Notícias relacionadas