Cinco meses após o atendimento ter sido suspenso no posto de saúde de Bateias de Baixo, na manhã de ontem, as atividades voltaram ao normal. No período de reforma da unidade, o atendimento era realizado em anexo ao salão paroquial da Igreja Católica do distrito.
Ao todo, foram investidos R$ 71.770 − sendo R$ 66 mil em recursos do governo do Estado − na reforma geral do posto. Dentre as melhorias, houve troca de toda a cobertura do prédio. “Tivemos também a reforma de toda parte elétrica, que estava muito antiga, pintura, piso cerâmico e outros aspectos da obra que estavam comprometidos”, disse a secretária de Saúde Carolina Telma.
Equipamentos
Além das reformas do prédio, a Secretaria de Saúde investe em equipamentos e mobiliário para melhor atender à população. De acordo com Carolina, parte da mobília deve chegar num prazo de dez dias para suprir a necessidade da comunidade e da equipe de atendimento. “Uma parte da mobília já foi entregue para a unidade, a outra parte deverá chegar nos próximos dias para, definitivamente, encerrarmos essa etapa de reformas no posto de Bateias de Baixo”, complementa.
Na unidade, são atendidas, em média, 65 pessoas diariamente, tendo em vista que pega uma região grande do interior, como Pirizal, Papanduvinha, Saltinho, Avenca, Queimados e Bateias de Baixo.
Conforme o prefeito Rubens Blaszkowski (DEM), a próxima obra entregue para a comunidade será a unidade de saúde de Bateias de Cima, onde ocorre a ampliação e reforma do espaço físico, seguida de Fragosos, onde está sendo construído um prédio novo para atender à demanda.